Internada há cerca de uma semana em um hospital de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a corredora Luisa Giampaoli morreu nesta sexta-feira (26), aos 29 anos. A causa da morte não foi divulgada.
A atleta deu entrada no hospital no começo de junho, com fortes dores de cabeça e perda de memória. Testes identificaram a presença de leptospirose e depois ela recebeu o diagnóstico de pneumonia.
No último dia 14 de julho, ela chegou a ganhar alta para seguir o tratamento em casa, mas viu a situação agravar, tanto que o seu marido Eduardo Schmit publicou um vídeo no Instagram, onde relatou que os médicos informaram que o quadro de Luisa era irreversível.
Ele ainda demonstrou indignação com o tratamento dado pelos médicos à corredora e afirmou que eles não fizeram uma ressonância para saber o diagnóstico de Luisa antes que se agravasse, apenas tomografia e exames de sangue e urina.
Luisa Giampaoli integrou a seleção brasileira de atletismo no Campeonato Ibero-Americano, realizado em maio em Cuiabá. Ela também disputou o Troféu Brasil e foi campeã e recordista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis em 2023.