Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Festival Internacional de Inverno Musicarium terá apresentações gratuitas em Joinville

Prefeitura de Joinville/Reprodução

Por: Marcelo Ferreira

24/07/2024 - 10:07

O Festival Internacional de Inverno Musicarium começa dia 22 e promete uma semana intensa de atividades artísticas e pedagógicas que contribuirão significativamente para a formação de jovens músicos. Organizado pelo Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, o festival contará com a presença de sete renomados profissionais vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Argentina e Espanha. Esses especialistas se juntarão aos professores do Musicarium para oferecer masterclasses e ensaios enriquecedores aos alunos.

A diversidade de professores proporciona uma experiência única de troca de conhecimentos e aprimoramento técnico. Essa interação é essencial para a formação de excelência dos jovens músicos do Musicarium, fortalecendo suas habilidades e ampliando seus horizontes musicais”, destaca Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium.

Concertos Abertos à Comunidade

Os resultados de todo o trabalho desenvolvido durante o festival serão apresentados em uma série de concertos abertos ao público, que ocorrerão entre os dias 22 e 25 de julho, em Joinville, no Coree Excellence Center. O festival culminará com um concerto especial, o Musicarium in Concert, em Blumenau, no dia 27 de julho. Este evento será realizado em parceria com a Tigre e o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), comemorando os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Reserva de Ingressos

Os ingressos para os concertos do Festival Internacional de Inverno Musicarium, em Joinville, estarão disponíveis para reserva a partir do dia 18 de julho. Para o Musicarium in Concert, em Blumenau, os ingressos já estão disponíveis. Acesse @musicariumoficial.

Conheça os profissionais convidados para o Festival Internacional de Inverno

Albert Skuratov (Madri, Espanha) – Violonista e maestro, especializado em períodos como o século XX, barroco, clássico e romântico. Albert tem vasta experiência em improvisação, música de câmara, ópera, música sinfônica e projetos teatrais.

Abner da Silva Pinto (Brasil) Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos e, aos 14, começou a estudar fagote no NEOJIBA com Cláudia Sales. Participou como fagotista contratado e como solista na Orquestra Sinfônica da Bahia. Estudou na Haute Ecole de Musique de Genebra, participou de masterclasses internacionais, e foi premiado como “fagotista destacado” nos festivais Femusc e Campos do Jordão. Atualmente, é fagotista na Orquestra Estable do Teatro Colón.

Estibaliz Collado (Bruxelas, Bélgica) – Trompetista, solista da Brussels Philharmonic Orchestra, com experiência em colaborações internacionais e participação em festivais de música de câmara.

Jairo Chaves (Brasil) – Radicado em Londrina desde 1995, é vencedor de prêmios nacionais e internacionais, tendo atuado como solista em várias orquestras. Lançou seu primeiro CD em 2001 e, recentemente, gravou a obra “Brasiliana” de Edino Krieger. Atualmente, é Primeiro Violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.

Paula García (Madri, Espanha) – Violoncelista, formada com honras pelo Conservatório Real de Música de Madri e mestrado pela Escola de Música Reina Sofía. Paula é membro fundador do Trio Albéniz e tem se apresentado nos principais palcos de música clássica.

Lucas Martins Pedro (Brasil) – Flautista solo da Orquestra Sinfônica do Paraná, com mestrado pela Zurich University of the Arts. Lucas possui vasta experiência em festivais e aulas com renomados mestres.

José Milton Vieira (Brasil) – Trombonista solista da OSPA, com prêmios nacionais e internacionais, incluindo o “Città di Porcia” e o “Lewis Van Haney Philharmonic Prize Competition”.

Sobre o Musicarium

É um centro de formação profissional de jovens músicos e orquestras de excelência, único no país, que recebe crianças a jovens a partir de 4 anos de idade. Investe em alunos apaixonados por música e que tenham como objetivo seguir carreira como profissionais, almejando integrar a futura Orquestra Filarmônica do Musicarium (2030) e/ou atuando como professores na Academia de Música, criando, assim, um ciclo virtuoso de formação.

O Musicarium tem como propósito desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação humanista e cultura musical de excelência. São mais de 180 alunos bolsistas, a maioria vinda da rede pública de ensino de diversas cidades.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Marcelo Ferreira

Apresento o jornal do OCP News em nosso canal do Youtube e sou o correspondente de Joinville, responsável pelas editorias de Cotidiano e Entretenimento.