O nosso organismo produz um hidratante natural que protege a pele de várias doenças. Ele é chamado manto hidrolipídico e consiste em uma camada de substâncias gordurosas que recobre a pele de todo o nosso corpo.
Durante o inverno o ar fica mais seco, o frio diminui a transpiração do corpo e tomamos banhos mais quentes que removem a oleosidade da pele. Tudo isso faz com que a epiderme do rosto e do corpo resseque e fique esbranquiçada, o que indica a desnaturação das proteínas.
Com o ressecamento, a pele pode sofrer com algumas doenças. As mais comuns são as dermatites, como as dermatites seborreicas (entre elas a caspa), a dermatite atópica, a psoríase e também a ictiose.
Como manter a pele saudável no inverno
- Beba por dia no mínimo 2 litros de água, chás ou sucos de frutas, para manter a hidratação da pele e de todo o organismo. Um corpo bem hidratado apresenta uma pele macia e elástica.
- Evite banhos quentes e muito demorados; não se ensaboe demais nem se esfregue com esponjas, para não remover a proteção natural da pele.
- Use hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.
- Se sua pele for oleosa e com acne, use hidratante sem óleo no rosto e tórax que são geralmente as áreas de maior oleosidade.
- Os lábios também costumam ressecar no inverno. Use hidratantes labiais para evitar rachaduras.
- Pratique uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.
- Coma legumes, hortaliças e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais que previnem o envelhecimento da pele: frutas cítricas ricas em vitamina C e os vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos adequados para a estação.
- A soja tem isoflavonas, que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Também castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, ajudam a manter a pele saudável e bonita.
Se seguir essas dicas e ainda assim sua pele estiver muito ressecada, consulte o dermatologista.