Redes privativas 5G da Unifique estão mudando o jogo na conexão da indústria

Foto: Divulgação/Unifique

Por: Debora Volpi

19/07/2024 - 06:07

 

A catarinense Unifique, uma das mais importantes operadoras de telecomunicações do país, e a WEG, estão colaborando para testar redes privativas 5G na fábrica WEG-V2COM em Jaraguá do Sul. Com o apoio de equipamentos da Zhongxing Telecom Equipment (ZTE), os resultados foram acima das expectativas em termos de conectividade e desempenho industrial. Utilizando o padrão Release-16 do 3GPP com 80 MHz, adquirido pela Unifique no leilão da Anatel em 2021, observou-se menor latência e perda de dados, essenciais para processos industriais de alta velocidade. A implementação da rede 5G melhorou significativamente a eficiência e agilidade, com ampla cobertura e sinais robustos mesmo em áreas de difícil acesso dentro da fábrica. Foram notadas melhorias notáveis na velocidade de troca de informações e estabilidade na rede, especialmente em testes de equipamentos e robôs com uso de realidade virtual.

O resultado positivo aponta que a rede 5G privada permitirá usos inovadores de aplicações industriais, que não eram possíveis anteriormente com redes menos robustas e estáveis, como o Wi-Fi. “Com a rede privada 5G, as indústrias terão, por exemplo, a capacidade de controlar robôs remotamente e gerenciar gigas de dados de testes e linhas de produção sem o receio de perder a conexão. Essa tecnologia vai transformar a forma como operamos, proporcionando maior eficiência e confiabilidade em nossas operações diárias”, completa Gabriel Amâncio, diretor de Inovação e Transformação Digital da Unifique.

 

Abertura de empresas em SC cresce 12,5% no segundo trimestre de 2024

Santa Catarina apresentou aumento significativo na abertura de novos negócios no segundo trimestre de 2024. A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) aponta um total de 63.416 empresas ativas, representando um crescimento de 12,55% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 56.343 empresas. A entidade destaca que o crescimento reflete a contínua expansão de Santa Catarina no cenário empreendedor nacional. A Jucesc monitora trimestralmente os indicadores de abertura e fechamento de empresas no Estado, sendo responsável pelo registro e publicidade de diversos atos relacionados às empresas catarinenses, incluindo constituição, alterações e extinção de empresas, abrangendo empresários individuais, sociedades limitadas, sociedades anônimas, cooperativas e outras formas de organização empresarial.

 

Áxe Tecnologia anuncia crescimento de 100% até 2026

 

No primeiro semestre de 2024, a Áxe Tecnologia concentrou seus esforços em equipe, processos, produtos, serviços, entregas de qualidade e crescimento sustentável. Os sócios Alexandre Borges, Thiago Rocha e Everton Silva anunciaram uma ambiciosa previsão: até o final de 2026, a empresa pretende dobrar seu tamanho e faturamento. Borges atribui esse planejamento ao trabalho intenso realizado para a evolução da Áxe Tecnologia. Ele enfatiza que a empresa está preparada para um crescimento substancial, alcançando um crescimento de 100% até 2026. A empresa de Joinville, atende todo o território nacional, atuando com a missão de potencializar resultados para empresas interessadas em tecnologias como inteligência artificial, machine learning e sistemas de gestão, por meio de ferramentas globais como o SAP Business One, o Tableau e o Power BI.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.