Colégio de Florianópolis recebe projeto-piloto na área da paz e cidadania

EEB Irineu Bornhausen recebe o projeto-piloto do IntegrA | Foto: Divulgação/Giovanni Kalabaide

Por: OCP News Florianópolis

16/07/2024 - 12:07

Liderada pelo Parlamento catarinense, a implantação do projeto-piloto que norteia novas medidas para promover a paz e a cidadania nas escolas de Santa Catarina começou a ganhar visibilidade esta semana. Com cerca de 960 estudantes, a EEB Irineu Bornhausen, tradicional colégio fundado em 1940 no bairro Estreito, na Capital, foi escolhida para dar os primeiros passos do plano que visa estruturar ações de fomento à interação das famílias com professores e gestores da educação e falar sobre segurança nas escolas.

O ato reuniu os membros do Comitê Integrado para Paz e Cidadania nas Escolas – Integra, liderado pela Alesc e composto por 27 entidades, incluindo órgãos de segurança, educação, sociedade civil, universidades e Ministério Público. Essa é a primeira experiência do Integra em unidades educacionais de Santa Catarina e visa atingir todas as 6.292 escolas em todo o Estado.

A ação faz parte das iniciativas previstas no Plano Integrado Para Gestão da Cidadania e Paz nas Escolas (Plin) em que se busca estabelecer uma política pública de paz e cidadania ampla, por meio de práticas educacionais preventivas e protetivas, além de implementar ações de preparação, resposta e recuperação em relação a situações de risco para as unidades de ensino.

Primeira experiência

Segundo a deputada Paulinha (Podemos), que atua na coordenação técnica do Integra, essa é a primeira experiência que busca envolver a comunidade escolar, sensibilizando os profissionais de educação e as famílias catarinenses. Para ela, é um ponto de encontro de todas as políticas públicas que concernem à segurança escolar.

“Passamos por momentos muito dolorosos. Primeiro em Saudades, a negação, depois Blumenau, a revisita da dor e agora Palhoça. Nós estamos conscientes, todos esses órgãos reunidos no Íntegra, estão conscientes de que precisamos ter políticas públicas eficazes não só apenas na prevenção, mas na capacitação, de como os pais acolhem seus filhos, na forma como os professores são capacitados, enfim, o que estamos fazendo aqui na Escola Irineu Bornhausen é a primeira experiência prática de tudo aquilo que foi estudado há mais de um ano nesse Comitê”, pontuou.

A parlamentar disse que esse dia simboliza o início de uma grande jornada. “Que passa pela escola, pelas famílias e pela sociedade catarinense”, observou.

“Vamos salvar o dia”

Pai de uma das vítimas do massacre de Blumenau, que aconteceu em 5 de abril de 2023 na Creche Cantinho Bom Pastor, Paulo da Cunha Júnior foi convidado pela deputada Paulinha a participar da reunião no Irineu Bornhausen e a participar do Comitê Integra. Pai de Bernardo, Paulo fez do luto um legado e transformou a dor em luta.

Notícias no celular

Whatsapp