WEG fornece a primeira subestação móvel digital no mercado brasileiro

divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

12/07/2024 - 16:07 - Atualizada em: 12/07/2024 - 16:55

A WEG realizou o fornecimento da primeira subestação móvel digital do país, destinada ao uso no sistema elétrico da Energisa Rondônia. A estação possibilita o monitoramento, controle e automatização de operações em tempo real

As subestações móveis são soluções utilizadas tanto em situações preventivas, quanto emergenciais, e/ou para manutenção, pois essa solução permite, por exemplo, o reestabelecimento de energia com maior agilidade ao consumidor final, no caso de falha de transformadores de potência, energização de obras prioritárias, atendimento de cargas sazonais em eventos entre outros projetos.

Neste fornecimento, a WEG ofereceu o que há de mais inovador e tecnológico no mercado, implantou o conceito de subestações digitais através de duas unidades conversoras (Merging Units), o que garante segurança na disponibilização dos dados digitalizados e compartilhamento com outros equipamentos do sistema de proteção e controle. Este é um ecossistema que conecta e integra equipamentos e sensores, capaz de coletar e armazenar dados, transformando-os em informações que possibilitam a proteção, o controle, o monitoramento e a automatização de operações, por meio de análises em tempo real.

A subestação móvel fornecida, é composta por um transformador com capacidade de 25 MVA, configurado para tensões primárias de 138 kV ou 69 kV, e secundárias de 34,5 kV ou 13,8 kV. Essa versatilidade permite o transformador desempenhar funções em diversas configurações atendendo várias subestações da rede de energia elétrica da Energisa, assegurando o atendimento seguro e rápido de acordo com suas necessidades particulares.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).