Por que o Taiti sediará parte dos Jogos Olímpicos de Paris?

Foto: Sean M. Haffey/Getty Images

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

09/07/2024 - 13:07

Os Jogos Olímpicos estarão repletos de imagens icônicas de marcos parisienses – a Torre Eiffel, Versalhes, a ponte Alexandre III e o Hôtel dos Invalidos – todos prontos para desempenhar um papel de destaque durante os jogos. No entanto, um dos cenários mais deslumbrantes para a competição quadrienal não será em Paris, nem mesmo na França. Na verdade, não estará no mesmo hemisfério.

As mundialmente famosas ondas de Teahupo’o, no Taiti, serão um dos locais mais belos e únicos dos próximos jogos, especialmente quando a ilha sediar a competição de surf a partir de 27 de julho. Este é um contraponto às promessas dos organizadores de Paris, que se comprometeram a espalhar as Olimpíadas por todo o território francês.

O Taiti tornou-se uma colônia francesa em 1880 e agora é classificado como um país ultramarino autônomo da República Francesa. Enquanto outras cidades na França recebem competições de futebol, basquetebol e outros eventos de alto nível, a decisão de realizar a competição de surf na maior ilha da Polinésia Francesa tornou-se singular e controversa. No entanto, Teahupo’o é bem conhecida na comunidade do surf, sendo parte do circuito de competições há bastante tempo, devido às suas ondas desafiadoras na costa sudoeste do Taiti.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).