O sistema binário conhecido como T Coronae Borealis está prestes a emitir uma explosão tão brilhante que será visível na Terra a olho nu. Segundo a NASA, o evento pode ocorrer até setembro deste ano e será visível em todo o Brasil, incluindo Santa Catarina. As informações são do G1.
Este fenômeno cósmico único na vida inspirará muitos novos astrônomos, proporcionando aos jovens a oportunidade de observar o evento, fazer perguntas e coletar dados próprios, disse Rebekah Hounsell, cientista assistente de pesquisa especializada em eventos do tipo no Goddard Space Flight Center da NASA.
O sistema de duas estrelas é composto por uma anã branca, o núcleo denso de uma estrela morta do tamanho da Terra, mas com a mesma massa do nosso Sol, e uma gigante vermelha velha, que está sendo lentamente sugada pelo forte puxão gravitacional da anã branca.
De acordo com a NASA, o hidrogênio da gigante vermelha se acumula na superfície da anã branca, aumentando a pressão e o calor. Eventualmente, isso causa uma explosão termonuclear que expulsa o material acumulado — o evento que poderá ser observado. Ele ocorre a cada 80 anos e, por isso, é considerado raro.
Para observar a explosão estelar, o fenômeno poderá ser visto no céu de todo o Brasil. Locais fora de áreas urbanas e com pouca iluminação favorecem a observação. Além disso, aplicativos astronômicos como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight podem ajudar na identificação do astro. Basta procurar por T CrB na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu durante a noite.