Catarinense viaja para o outro lado do mundo fazendo palhaçaria

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

08/07/2024 - 11:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 11:11

Luca Tuã, conhecido por suas performances de palhaçaria nas ruas de Santa Catarina, embarcou para a China para visitar sua família. Antes de partir, assegurou-se de levar na bagagem todos os acessórios de seu personagem, o Grapixo. Mesmo sem dominar o mandarim, idioma nativo do país, o catarinense encontrou uma maneira criativa de se comunicar: através da brincadeira.

“Eu vim para a China visitar minha irmã e meu cunhado que moram aqui. Aí surgiu a possibilidade de vir para cá e, como eu sempre gosto de passear de Grapixo por aí, de palhaço, pensei ‘vai ser um bom momento para testar outras formas de comunicação, com outra cultura’. Então sempre que eu posso eu levo o Grapixo para passear nas minhas viagens e na China não seria diferente, tive que trazer ele também. E ele adorou”,brinca Luca.

Nascido em Joinville e atualmente residente em Canelinha, Luca é especialista em palhaçaria e produção cultural, o que o levou a viajar por diversas cidades, frequentemente acompanhado por Grapixo. Agora, ele estava pronto para uma nova aventura: levar sua arte para o outro lado do mundo. Superando a barreira linguística, Luca permitiu que Grapixo assumisse o centro das atenções, dedicando-se inteiramente à diversão.

Apesar do estranhamento inicial, as brincadeiras e palhaçadas logo conquistaram sorrisos sinceros entre o público local.

“A maior diferença cultural que eu senti foi a língua, mesmo. Como personagem eu interagi com eles a partir do Grammelot, essa língua que não existe em lugar nenhum. É como se fosse o balbuciar das crianças e dos bebês. Alguma diferença além da língua, não, foi muito mais fácil do que eu esperava, no sentido da comédia física, criação dos gestos. Foi bem recebido e consegui brincar, me conectar com essa cultura tão diferente da nossa. Isso me encheu de emoção, de alegria”, conta o catarinense.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).