O ruim tem preferência – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

08/07/2024 - 09:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 09:23

Pensei em fazer uma pesquisa para comprovar e passar as provas para você, mas… Desisti. Minha ideia era copiar as cinco primeiras manchetes de quatro portais de notícias que leio todos os dias. Desisti da pesquisa, seria perda de tempo. Por quê? Ora, porque de há muito eu já disse aqui que o que “vende” notícias, o que desperta a curiosidade e a atenção das pessoas são as notícias ruins. Notícia boa não interessa. O sucesso do filme Titanic, que todos sabiam da história de antemão, foi alicerçado sobre as tantas e tantas mortes no naufrágio do navio… Já ouvi pessoas falando que gostam de encontrar a fulana ou o fulano porque eles sempre têm uma fofoquinha para contar. Quem quiser fazer sucesso que se torne lixo, vai ser sucesso garantido, haja vista o que vemos nas redes sociais, a começar pelos influenciadores mais votados… Mudando a mira para outro alvo, cabe lembrar aqui o que já disse incontáveis vezes, e disse a mim mesmo, quem quiser mudar de vida que mude seus pensamentos. Tudo o mais é secundário e conversa mole; o que nos pode mudar a vida dos azedumes para uma possível felicidade são os pensamentos. E dizendo isso, lembro-me de uma frase de Oscar Wilde, escritor inglês (1854/1900) e firmada num dos seus escritos: – “Cada um de nós tem um céu e um inferno dentro de si”. Bah, Wilde, sei disso melhor do que tu… Agora, é aquela coisa: quem nos manda pensar do modo como pensamos? Claro que temos uma ordem de valores dentro de nós, o pior dos bandidos tem essa ordem, ninguém escapa. E essa ordem de valores, isto é, o que nos importa na vida, vem da primeiríssima infância, quando os que nos educaram, querendo ou não, passaram-nos seus valores. E tudo o que vimos e ouvimos naqueles dias ficou dentro de nós, num plantão emocional inconsciente para a vida toda… É difícil mudar, mas não é impossível. E o primeiro passo é descobrirmos um encantamento na vida, algo que nos motive, nos renove, nos afaste dos nossos ranços, medos, incertezas e ansiedades habituais. A saída está em nossa cabeça que, como disse Oscar Wilde, abriga um céu e um inferno. Pena que a fila para o inferno seja tão grande, bah, sem fim…

VERDADE

Pesquisadores da Universidade americana de Michigan perderam tempo. Pesquisaram para descobrir que pessoas que se exibem com produtos de marca são pouco confiáveis diante de pessoas discretas. Quem não sabe disso? Todos os dias em nossas cidades, por exemplo, um imbecil anda dirigindo um carro de milhões de reais. Ele precisa? Precisa, sim, ele sabe que é um nada. Vale para todos os exibidos, os inconfiáveis… Eles ou elas.

PRISÃO

A pior prisão é a prisão sem grades. Todos tememos uma prisão, nem pensar em viver atrás das grades, porém… A maioria vive presa, vive numa prisão sem grades. Seja por um casamento infeliz, família desajustada, frustrações profissionais, encrencas, enfim, de todo tipo, mas… As “grades” dessa prisão são produzidas pela cabeça da pessoa, pela sua sujeição a um “carcereiro” irreal; temos liberdade para sair e viver. Que tal cair fora…?

FALTA DIZER

Charge de um jornal alemão reproduzida no Brasil mostra os jogadores da Seleção Brasileira se arrumando para entrar em campo: rímel nos cílios, retoque nas sobrancelhas, brincos nas orelhas, laquê no cabelo… E muitos olhares no espelho antes de entrar em campo. E a vontade de jogar? Essa fica no armário, digo eu.

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.