A população de Rio do Sul tem convivido com uma rotina diferente, especialmente, nas proximidades do Rio Itajaí-Açu.
O entra e sai de máquinas e equipamentos é constante nas imediações da secretaria de Obras da cidade, desde o mês de maio.
O movimento faz parte dos trabalhos de melhoria fluvial determinados pelo governador Jorginho Mello para diminuir o risco de enchentes e desastres no Alto Vale.
Para realizar a ação, foi montada uma estratégia de engenharia para limpeza, desassoreamento e dragagem de 8,2 km, no primeiro momento.
A partir de um porto para acesso dos equipamentos, o rio recebeu quatro conjuntos formados por uma balsa, uma escavadeira hidráulica, um rebocador e um container para receber o material.
Em outra frente, em terra, é feita a limpeza de áreas de bota-fora e bota-espera que recebem o que foi retirado do fundo das águas.
Na última quinta, 4, o governador Jorginho Mello visitou as obras e falou sobre a importância do trabalho para a prevenção das constantes enchentes que atingem a região.
“Eu estou muito contente. Nós vamos fazer um serviço de qualidade nos 8,2 quilômetros. Depois, vamos para Taió, Rio do Oeste. A gente vai dragar e fazer o desassoreamento em todo Estado de Santa Catarina”, destacou o governador.