Os hipopótamos-comuns (Hippopotamus amphibius) estão entre os animais mais pesados do mundo, pesando em média 1,5 toneladas, podendo chegar a quase 4 toneladas. Apesar do seu peso elevado, um novo estudo revela que esses animais são capazes de realizar o que é conhecido como “fase aérea”. Isso significa que conseguem suspender as quatro patas no ar em momentos de alta velocidade, semelhante ao trote observado em cavalos.
Conduzido pelo professor John R Hutchinson, do Royal Veterinary College no Reino Unido, o estudo foi publicado na revista científica PeerJ. Segundo os pesquisadores, os hipopótamos-comuns podem alcançar velocidades de até 8 m/s (30 km/h) em um movimento classificado como “trote acelerado”.
“Nenhum dos hipopótamos estudados demonstrou padrões de passo distintos do trote ou quase trote, mas em velocidades mais rápidas, eles conseguiram breves fases aéreas, o que representa uma descoberta aparentemente nova”, afirma o artigo.
Para efeito de comparação, os elefantes atingem em média 7 m/s (25 km/h). Os pesquisadores destacam que os hipopótamos mostram uma capacidade atlética relativamente maior do que os elefantes em vários aspectos. Entre os mamíferos terrestres, os hipopótamos-comuns estão entre as cinco espécies mais pesadas do mundo, ficando atrás apenas de três espécies de elefantes e do rinoceronte-branco, conforme aponta o estudo.
A pesquisa utilizou vídeos de dois hipopótamos residentes no Flamingo Land Resort, um zoológico e resort no Reino Unido, além de vídeos disponíveis na internet, totalizando 162 amostras de 32 hipopótamos diferentes.
“Os nossos dados fornecem uma base sólida para avaliar se outros hipopótamos utilizam locomoção similar, o que é relevante para avaliações veterinárias clínicas de problemas de locomoção, além de contribuir para a reconstrução da biomecânica evolutiva das linhagens de hipopótamos”, conclui a pesquisa.