Lançado recentemente no Brasil, o projeto O Brasil Fala chegou ao país com o objetivo de promover diálogos entre pessoas com visões de mundo diferentes, prática quase impossível nos dias atuais. A iniciativa é a versão nacional do My Country Talks e será executada sob a orientação de pesquisadores da Universidade Stanford, através de uma parceria firmada com os veículos Estadão, Carta Capital, Gazeta do Povo e o instituto RenovaBR.
No início deste ano, uma pesquisa da AtlasIntel trouxe um raio-x da polarização no País, mostrando que 76,9% da população brasileira está polarizada. Segundo o estudo, apenas 23,1% dos eleitores declararam não ter preferência pelo alinhamento político de seus candidatos nas eleições municipais deste ano. Em contraste, 37,8% dos eleitores preferem candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 39,1% inclinam-se por candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Estudo realizado por pesquisadores das universidades Harvard e Stanford mostrou que conversas entre duas pessoas são eficazes para aumentar a tolerância entre indivíduos com posições opostas. Entretanto, as bolhas criadas pelos algoritmos das redes sociais têm impedido esse contato e atrapalham qualquer debate sério sobre o futuro do país e das cidades.
MDB no governo
O presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), assume o governo do Estado interinamente neste domingo. Na próxima semana, na condição de governador, irá a Brasília com deputados da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, incluindo Antídio Lunelli, para uma conversa com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Na pauta, investimentos nas rodovias federais em SC.
Modelo para SC
O Parque Linear Via Verde foi inspiração para o projeto de lei do deputado estadual Antídio Lunelli que prevê a criação de áreas alagáveis em todas as regiões de SC. A medida visa diminuir os impactos das cheias que todos os anos deixam centenas de vítimas e enormes prejuízos. O projeto foi batizado de Parque Linear Barriga Verde e já conta com a simpatia dos demais parlamentares.
Bolsonaro em Balneário Camboriú
Aguardado em Itajaí para reabertura do porto, Lula adiou mais uma vez sua vinda a Santa Catarina. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro estará no estado neste fim de semana para a abertura da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), que será realizada em Balneário Camboriú.
Milei em SC
O presidente da Argentina, Javier Milei, tem chegada prevista no Aeroporto de Navegantes neste sábado (6), por volta das 21h. Na manhã de domingo, ele se reúne com empresários e almoça com o governador Jorginho Mello (PL), em Balneário Camboriú. Às 16h, o presidente argentino palestrará no Congresso Conservador.
Arrecadação
Previsão da Secretaria da Fazenda do Estado é de que a arrecadação apresentará um crescimento real entre 6% e 7% neste ano em Santa Catarina. Se confirmado, serão mais de R$ 40 bilhões no caixa do Estado.