Mesmo com venda proibida no Brasil, o uso do cigarro eletrônico tem se tornado febre entre jovens e adultos. O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que é médico, demonstrou sua preocupação na sessão itinerante da Alesc, esta semana, em Criciúma.
O parlamentar evidenciou os riscos à saúde e defendeu que medidas sejam tomadas para coibir o uso. A manifestação ocorreu logo após a votação e aprovação do projeto de lei que estabelece multa para quem fumar maconha ou fizer uso de outras drogas em local público em SC.
Segundo Dr. Vicente, quem faz uso do cigarro eletrônico está compactuando com uma vasta gama de tipos de câncer. “A concentração de nicotina é muito maior do que no cigarro comum. Além de ser altamente viciante, é um risco para a saúde pública. Essa pessoa também deveria ser advertida, assim como a proposta que aprovamos sobre o uso de drogas”alertou.
Nas suas redes sociais, o deputado postou um vídeo alertando para os riscos do cigarro eletrônico, também chamado de vape. No material, Dr. Vicente explica que os vapes possuem um líquido com nicotina, nos mais diversos sabores, com mais de 2 mil substâncias químicas que causam dependência.
Esta semana a Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul realizou ações de apreensão de cigarros eletrônicos, combatendo o contrabando e a venda ilegal deste dispositivo. Conforme a Vigilância, lojas que forem flagradas vendendo vapes podem sofrer sanções, como multas e até mesmo interdição do estabelecimento.
Usuários
Pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) apontou que entre 2018 e 2022, o número de usuários de vapes atingiu mais de 2 milhões de pessoas.
As proibições relativas aos cigarros eletrônicos foram reforçadas em julho de 2022 com a confirmação pela Anvisa das restrições impostas preventivamente em 2009 e por uma proibição direta do Ministério da Justiça.
Plano Nacional de Educação será prorrogado até 2025
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que prorroga o atual Plano Nacional de Educação (PNE) até 31 de dezembro de 2025. O texto já passou pelo Senado e segue para sanção presidencial.
O atual PNE venceu em 25 de junho deste ano. Já o projeto do novo plano ainda aguarda votação na Câmara. A proposta, de autoria do Poder Executivo, prevê 18 objetivos a serem cumpridos até 2034. A relatoria do projeto que prorroga o plano, destacou que a medida vai garantir que não haja descontinuidade no planejamento educacional no Brasil, sobretudo nas diretrizes, metas e estratégias.
Plano Real
O deputado Dr. Vicente Caropreso também destacou, esta semana na Alesc, os 30 anos Plano Real completados na última segunda-feira (1º). O parlamentar ressaltou a importância da implantação do programa que derrubou a hiperinflação e abriu caminho para a estabilidade da economia brasileira. “O Plano Real foi uma experiência única no mundo e é um legado do PSDB para o Brasil”, salientou e emendou que poucas nações conseguiram realizar uma transformação econômica tão profunda e bem-sucedida em um período tão curto de tempo.
Vedações
A Prefeitura de Jaraguá do Sul emitiu comunicado informando que a partir deste sábado (6), em função das vedações previstas na Legislação Eleitoral, os conteúdos institucionais publicados nos canais oficiais de comunicação da Administração Municipal (site, aplicativo de mensagem e redes sociais), ficarão suspensos até o fim das eleições. O comunicado destaca ainda que os conteúdos institucionais ficarão restritos apenas a comunicados de utilidade pública, conforme determinação da Justiça Eleitoral.