Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Capitão Andrey completa um ano a frente da 3ª Companhia do 14º BPM, em Guaramirim

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

15/07/2024 - 15:07 - Atualizada em: 15/07/2024 - 15:24

O capitão Anderson Andrey da Silva completou um ano a frente da 3ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar.

O oficial avalia como positivo o comando da unidade responsável pelo policiamento ostensivo de Guaramirim, Schroeder e Massaranduba.

Ele afirma que houve um grande esforço da tropa na busca por melhores índices da criminalidade e na manutenção da paz social.

“Foi uma grande honra receber essa missão do tenente-coronel Kuze. Eu venho trabalhando diuturnamente com muita alegria e dando o meu melhor para fazer uma boa gestão como comandante da 3ª Companhia. É inegável que o saldo positivo desse comando é, em grande parte, graças à tropa. Os policiais militares que atuam em Guaramirim, Schroeder e Massaranduba merecem o meu respeito e admiração”, pondera.

Já nos primeiros meses no comando da 3ª Companhia, Andrey se deparou com problemas de desordem causados por moradores de rua.

Segundo ele, a questão foi resolvida com o reforço no policiamento em áreas pré-estabelecidas pela Agência de Inteligência.

“Nós realizamos ações pontuais nesses locais, a chamada Operação Presença. Em conjunto com a Polícia Civil e órgãos da Prefeitura, nós atuamos para ajudar aqueles que precisavam ser ajudados e prender aqueles que estavam realizando condutas criminosas, como, por exemplo, traficantes. Nós realizamos buscas e verificamos aqueles que tinham mandados de prisão”, frisa o oficial.

Um homicídio no período

Durante o período de comando do capitão, Guaramirim registrou um homicídio.

Gilberto Ludvichak matou Juliana Grasiela Pinheiro Wirth, de 40 anos, em maio deste ano.

O autor atingiu a vítima com um golpe de faca na região do peito, causando sua morte.

Segundo Andrey, os policiais militares que atenderam a ocorrência agiram rapidamente para identificar e prender em flagrante o autor.

O capitão destaca que as guarnições trabalham diuturnamente para buscar evitar crimes violentos e, inclusive, obtém ótimos resultados em comparação com outros municípios.

“Porém, nem sempre dá para prever esse tipo de situação. Assim que tomou ciência do crime, a guarnição seguiu rapidamente para o hospital. Ao colher as informações, outra viatura foi até o local e os policiais militares confirmaram o homicídio. Em seguida, o autor foi identificado e preso. Demos uma resposta rápida para esse crime e para a sociedade”, frisa.

Prevenção

O oficial destaca que as redes de prevenção têm uma atenção especial desde o início do comando.

Segundo ele, pela primeira vez há um policial militar atuando exclusivamente no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas em Guaramirim.

A Rede Catarina também contou com um aumento nos registros e nas visitas às vítimas de violência doméstica com medidas preventivas.

“Nós também retomamos a atuação no Programa Comércio Seguro. Nós cadastramos novos comerciantes no nosso grupo e reforçamos as orientações sobre as medidas necessárias para evitar crimes contra o comércio e temos recebido um ótimo retorno. Isso reforça a segurança na nossa comunidade. Quanto mais a sociedade for próxima da polícia, melhor é a segurança pública local”, destaca.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.