Prefeito de Florianópolis sanciona Lei do Retrofit

Assinatura ocorreu na Rua Victor Meirelles, no Centro | Foto: Divulgação/PMF

Por: OCP News Florianópolis

05/07/2024 - 10:07 - Atualizada em: 05/07/2024 - 10:58

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, sancionou esta semana a Lei do Retrofit, que possibilita a restauração de prédios antigos e a adaptação de espaços construídos para atender às necessidades atuais. A cerimônia de sanção e assinatura ocorreu na Rua Victor Meirelles, no Centro, com a presença de vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

O evento também homenageou o vereador Gabrielzinho, um dos autores da lei, falecido na última segunda-feira (1º). O objetivo do Retrofit é revitalizar especialmente a região Centro-Leste da cidade, transformando edifícios comerciais ociosos em residenciais, trazendo vida nova ao coração de Florianópolis.

Topázio Neto destacou que diversos edifícios públicos serão os primeiros alvos das obras da prefeitura baseadas na nova lei. Um exemplo é a antiga sede dos Correios, localizada nas proximidades da Praça XV. “Foi cedido ao município e vamos trazer algumas secretarias para cá: a área de atendimento ao cidadão, a Casa do Empreendedor e um museu. Vamos transformar num espaço vivo da cidade”, declarou o prefeito.

Ele também enfatizou a importância da lei para a utilização de prédios desocupados no Centro da cidade. “Tudo que é prédio desocupado, no Centro da cidade, vamos usar a lei idealizada pelo Gabrielzinho, pelo Bruno Souza e pela Manu Vieira, para que a prefeitura possa utilizar. Com isso, valorizamos o patrimônio público, economizamos para a prefeitura e trazemos movimento para o Centro da cidade”, afirmou Topázio Neto.

Rafael Salim, diretor de patrimônio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, celebrou a iniciativa, destacando a importância do Retrofit para o Centro Histórico. “O Retrofit é muito aguardado aqui, porque vemos como uma forma de trazer as pessoas para a região. A cultura de consumo mudou após a pandemia e precisamos de pessoas que morem perto de onde vão consumir. A lei vai ajudar a região trazendo pessoas para morar no centro”, disse Salim.

Notícias no celular

Whatsapp