Descubra a Serra da Palha: o tesouro natural escondido de Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Andreia Reif

04/07/2024 - 16:07 - Atualizada em: 09/07/2024 - 13:39

A Serra da Palha, em Jaraguá do Sul, é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e os aventureiros de plantão. Com o ponto de partida localizado a aproximadamente 30 km do centro da cidade, o acesso a essa trilha é feito pela Estrada Rio Manso.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

A trilha para a Serra da Palha começa em uma propriedade privada, e para explorá-la é necessário contar com um guia especializado e autorizado. Além de garantir sua segurança durante todo o percurso, um guia profissional poderá mostrar e explicar detalhes e curiosidades sobre o local, como a origem do seu nome, por exemplo. De acordo com o guia de montanha, Carlos Alberto Reinke, “tem muito material em decomposição aqui, então por isso deram o nome de Serra da Palha”, pois boa parte do material que cobre o chão da trilha lembra, de fato, palha.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Uma trilha de conexão com a natureza

O percurso da trilha atravessa as cidades de Jaraguá do Sul, Corupá e até um pequeno trecho de São Bento do Sul. Com 1176 metros de altura em seu ponto mais alto, a Serra da Palha detém o título de pico mais alto de Jaraguá do Sul, superando o conhecido Pico de Jaraguá.

Do Mirante do Jabuti, maior ponto de contemplação do trajeto, a 1127 metros de altitude, os visitantes podem apreciar vistas deslumbrantes do Morro Pelado, Pico Jurapê e Castelo dos Bugres, em Joinville, do Monte Crista, em Garuva, dos Campos do Quiriri, em Campo Alegre, e até do Morro Araçatuba, no Paraná. Segundo Carlos, “no mirante a gente tem uma vista de praticamente 360 graus, consegue ver o Rio do Júlio, consegue ver o Bracinho, a gente viu o mar de nuvens. Se o mar de nuvens não estivesse presente, a gente conseguiria ver até o litoral de Joinville”.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Uma jornada pelo último corredor de Mata Atlântica

Ao longo da trilha, os caminhantes atravessam o último corredor remanescente de Mata Atlântica do Brasil, um cenário de biodiversidade incrível. Conforme a altitude aumenta, a presença de líquens, fungos indicativos de ar puro e livre de poluição, torna-se mais evidente.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

A flora e fauna da região são diversificadas. De acordo com o guia, “com muita sorte e caminhando em silêncio, a gente consegue avistar vários rastros de animais silvestres, como o veado-mateiro, porcos, como o queixada. Já encontrei macacos aqui também, Jacutinga, que é uma ave que está em extinsão. É um dos locais mais ricos da nossa região”.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Desafios e surpresas ao longo do caminho

A trilha tem de dez a onze quilômetros de extensão e é considerada de dificuldade moderada, indicada para pessoas ativas e sem problemas nas articulações. Alguns trechos são tão íngremes, que exigem o uso de cordas disponíveis no local. É uma aventura recompensadora, porém requer atenção constante. A natureza é bela, mas também reserva surpresas: durante a trilha, a nossa equipe de reportagem se deparou com uma cobra, por exemplo.

Explorar a Serra da Palha é uma experiência inesquecível, que proporciona uma conexão profunda com a natureza e vistas de tirar o fôlego. É uma oportunidade única de descobrir a riqueza natural e a beleza exuberante de Jaraguá do Sul e arredores.

Veja a localização

Serviço

O quê: trilha da Serra da Palha
Onde: entrada pelo Espaço Rio Manso | Estrada Ribeirão Manso, S/N – Zona Rural
Com quem: Guardiões da Montanha | Carlos Reinke
Contato: (47) 99771-9395

Notícias no celular

Whatsapp