O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil.
São mais de duzentas mil vítimas por ano – e este número deve crescer ainda mais ao longo desta década, pois nosso estilo de vida e de consumo é responsável por esse alto índice e seu crescimento.
Conheça algumas das situações associadas a um maior risco de câncer em longo prazo, e siga as dicas de como evitar a doença.
OBESIDADE – o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico no organismo que estimula a proliferação celular, o que contribui para a formação de diversos tipos de câncer.
Evite alimentar-se em excesso e faça exercícios físicos.
EXCESSO DE SAL – a ingestão de até cinco gramas de sal ao dia é boa para a saúde, mas em excesso, o sal incentiva o surgimento de úlceras que podem evoluir para câncer de estômago. Lembre-se que o sal também é usado em grande quantidade como conservante nos alimentos industrializados.
EXCESSO DE AÇÚCAR – Seu consumo exagerado aumenta o nível de insulina – hormônio que promove o crescimento – e câncer nada mais é do que o crescimento descontrolado de células. Em longo prazo, pode favorecer o aumento de células tumorais.
Reduza o sal, o açúcar branco e farinhas refinadas
TABACO – O fumo é responsável por 90% de todos os casos de câncer de pulmão, um dos que mais mata e por diversos outros tipos de câncer como os de boca, esôfago e pâncreas.
Deixe de fumar!
ABUSO DE ÁLCOOL – O álcool, além de ter efeito cancerígeno funciona como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias que podem causar a doença.
Diversos tipos de tumores estão relacionados ao abuso de álcool, como o de mama, boca, esôfago, estômago, fígado e intestino.
Um bom limite é duas latas de cerveja ou cálices de vinho por dia para homens e uma para mulheres, no máximo cinco vezes por semana.
CARNES PROCESSADAS – Os embutidos e defumados como linguiças, salsichas, presunto, mortadela, patê e salame passam por muitos processos e recebem inúmeras substâncias químicas para realçar seu sabor ou para conservação.
Consuma com moderação os produtos de carne processada.
Siga as dicas e garanta uma vida com menor risco de câncer.