Lunelli protocola lei que cria “parque via verde” estadual

Parque Linear Via Verde é usado com área de lazer em dias sem alagamentos | Foto: Divulgação/PMJS

Por: Ewaldo Willerding Neto

03/07/2024 - 19:07

O deputado estadual Antídio Lunelli protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê a criação de espaços urbanos construídos para serem alagados, mitigando os efeitos danosos das enchentes.

A iniciativa é inspirada no Parque Linear Via Verde, modelo adotado em Jaraguá do Sul, em parceria com a Promotoria do Meio Ambiente, quando Lunelli foi prefeito. O espaço funciona como uma área de lazer e de mobilidade e, em tempos de cheias, serve de escape da água, dando vazão, reduzindo os estragos.

“Não podemos mais ficar esperando a próxima enchente. Precisamos de ações concretas e eficazes para deixar a população catarinense mais segura”, disse o parlamentar.

Pela proposta protocolada na Alesc, a regulamentação da lei, depois de aprovada em plenário, ficará a cargo do Governo do Estado por meio da Secretaria de Defesa Civil.

“Não temos como evitar que os eventos climáticos aconteçam, mas temos como minimizar os impactos das enchentes. Dar espaço para vazão da água não é a única medida necessária, mas é uma das soluções para que a gente consiga deixar a população mais segura”, reforçou.

Os dados da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, o Parque Linear Via Verde miniminiza estragos causados por tempestades e enchentes. Em 2022, o município acumulou 339,3 milímetros de chuva acima do esperado e contabilizou pouco mais de 20 ocorrências, sem maior gravidade.

Parque fica alagado e mitiga problemas na cidade | Foto: Fabio Junkes / OCP News

Em 2011, sem o parque, foram registros d376 milímetros e 70 mil pessoas acabaram atingidas pelas cheias, sendo 90 pessoas desabrigadas, centenas desalojadas – e 70% da área urbana da cidade atingida.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.