Homenagem ao voluntariado abre programação alusiva aos 148 anos de Jaraguá do Sul

Foto: Eduardo Montecino/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

02/07/2024 - 16:07 - Atualizada em: 02/07/2024 - 16:29

O calendário de eventos dos 148 anos de Jaraguá do Sul teve início na noite desta segunda-feira (1º), com a solenidade “Jaraguá do Sul uma cidade solidária”, na Scar. Foram homenageadas pessoas que contribuíram de forma voluntária para o fortalecimento e preservação da cultura, com integrantes representando as cinco etnias formadoras do Município (alemã, polonesa, húngara, africana e italiana) e os voluntários que auxiliaram o Rio Grande do Sul na tragédia vivida devido às chuvas em maio deste ano. A noite marcou o reconhecimento ao trabalho voluntário e solidário que está presente na história de Jaraguá do Sul.

As etnias foram representadas por pessoas conhecidas na cidade pelas ações em prol da cultura, da arte e das tradições. Rodolfo Francisco Hufenüssler e o casal Ilka Mahnke Schmidt e Eduardo Schmidt, representaram a cultura alemã; Devanir Danna e Paulo Ademir Floriani, a italiana; Hilário Scheuer e Cláudia Marisa Ersching Kitzberger, a etnia húngara; Ignácio Arendt e Fidelis Kuskowski, representaram a etnia polonesa e Juarez Gomes e Luís Fernando Olegar, a etnia africana.

Representantes das etnias alemã, polonesa, húngara, africana e italiana | Foto: Eduardo Montecino/PMJS

Solidariedade

O reconhecimento aos que auxiliaram o povo riograndense reservou momentos de muita emoção. Os homenageados representaram todos os voluntários – anônimos ou integrantes de alguma entidade – que, de alguma forma, ajudaram o estado vizinho. Entre as autoridades presentes, estava Raquel Oestreich, secretária de Saúde e Assistência Social de Roca Sales, município gaúcho que recebeu grande auxílio de Jaraguá do Sul. Emocionada, ela agradeceu pela ajuda recebida e disse que a cidade de Roca Sales se espelha no voluntariado de Jaraguá do Sul. “Ficamos emocionados e impressionados com tamanha organização de vocês. A ajuda de vocês nos deu esperança e forças para continuar”, declarou.

Em seu pronunciamento, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, Marcos Ranucci, destacou o cuidado na organização dos eventos comemorativos aos 148 anos e a importância de abrir esta programação com uma merecida homenagem ao trabalho voluntário e solidário desenvolvido no município. “Pensamos em um calendário atrativo, feito a muitas mãos, com vários eventos e atrações para todos os públicos. E nada mais justo que começarmos com uma solenidade que ressalta a essência dos jaraguaenses, o voluntariado e a solidariedade. Somos referência e temos orgulho disso”.

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso afirmou que o voluntariado contribuiu para a formação do que hoje é Jaraguá do Sul. “Isso que define Jaraguá do Sul. É a grande mensagem desta noite”, disse.

O prefeito Jair Franzner – que está em tratamento de saúde -, não compareceu ao evento, mas enviou um vídeo agradecendo ao voluntariado da cidade. “Quero agradecer, de coração a todos vocês. Mostramos, mais uma vez, nossa solidariedade. Isso nos enche de orgulho e alegria. Minha gratidão a todos”, finalizou.

Representando a Rede OCP de Comunicação, o executivo Nelson Pereira recebeu uma Menção Honrosa das mãos do secretário Marcos Ranucci, pela contribuição voluntária e solidária do jornal à população do Rio Grande do Sul.

O executivo Nelson Pereira (à esquerda), representando a Rede OCP, recebeu Menção Honrosa das mãos do secretário Marcos Ranucci | Foto: Eduardo Montecino/PMJS

“Em nome do OCP agradecemos o reconhecimento do poder público e a todos que se doaram à causa do Rio Grande do Sul. A dedicação e o espírito altruísta dos jaraguaenses são exemplos inspiradores de como a união e a empatia podem fazer a diferença na vida de tantas pessoas. A cidade de Jaraguá do Sul se orgulha de seus voluntários e agradece profundamente por seu incansável esforço em ajudar o próximo”, declarou Pereira.

A solenidade contou, ainda, com apresentação artística dos músicos convidados Jian Carlos de Lima (no acordeon) e Jean Carlos dos Santos (no violão), que tocaram “Querência Amada”, um clássico da música gaúcha, e do professor de bandoneon do Programa Bolsa Cultural, Márcio Brosowsky, que recepcionou os convidados da cerimônia. Nayama Gomes, aluna de técnica vocal do Programa Bolsa Cultural e campeã da categoria Juvenil do Festival da Canção 2024, cantou “Eu sou do Sul”, outro clássico. Sophya Baron, também aluna de técnica vocal do Programa Bolsa Cultural cantou os Hinos Nacional e de Jaraguá do Sul. A cerimonia encerrou com a apresentação dos corais do Programa Bolsa Cultural Maestrina Betina Hardt e Coral Vozes Africanas e Grupo de Canto Adulto do CEU.

Evento também teve apresentações artísticas | Foto: Eduardo Montecino/PMJS | Foto: Eduardo Montecino/PMJS

Histórico dos homenageados das etnias

Etnia alemã

– Rodolfo Francisco Hufenüssler, empresário. Como voluntário foi Presidente da Acijs, do Hospital e Maternidade Jaraguá, do Conselho do Hospital São José e fundador do Centro de Cultura Alemã em 1997, onde segue atuando. Além disso é envolvido com atividades sociais na Scar e Rotary Club. É um dos autores do Hino de Jaraguá do Sul.

-Casal Ilka Mahnke Schmidt e Eduardo Schmidt. Ela é professora e atuante na preservação da cultura alemã desde 1989 com o Centro Cultural Neue Heimat, onde foi presidente e atualmente é vice-presidente e coordenadora da categoria master de dança. Junto com seu esposo, Eduardo Schmidt, trabalhou na aquisição e construção da sede própria do Neue Heimat. Participou de todas as edições da Schützenfest, muitas delas organizando as apresentações dos grupos folclóricos. Também atua na Liga dos Grupos Folclóricos Germânicos de Jaraguá do Sul.

Etnia italiana

-Devanir Danna, empresário, sócio-fundador do Circulo Italiano de Jaraguá do Sul, sendo seu primeiro presidente de 1991 a 2002. Atualmente é presidente do Conselho Consultivo. Foi membro da CCO da Schützenfest de 1989 a 1992. Participou como conselheiro na Scar, no Conselho Consultivo do Instituto Chiesetta Alpina e no Conselho Deliberativo do Hospital São José. Em 2021 foi eleito membro do Comitê Italiano no Exterior.
-Paulo Ademir Floriani, empresário e ex-vereador, sócio-fundador do Círculo Italiano de Jaraguá do Sul, presidente de 2007 a 2011 e atual vice-presidente. Membro da Comissão de construção da Chiesetta Alpina; presidente da (Associação das Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi) de 1986 a 1988; presidente e voluntário da Paróquia Nossa Senhora, de Nereu Ramos, por mais de 20 anos; membro da entidade Casa de Apoio Padre Aloísio Boing e do Esporte Clube Estrella.

Etnia húngara

-Hilário Scheuer, sócio-fundador e primeiro presidente da Associação Húngara de Jaraguá do Sul, criada em 1996, atuando fortemente pelo reconhecimento e desenvolvimento da entidade na comunidade.
-Cláudia Marisa Ersching Kitzberger, participante do Grupo Folclórico Dúnantúl e presidente da Associação Húngara.

Etnia polonesa

-Ignácio Arendt, professor e músico. Atuou como responsável pelo setor de etnias na Fundação Cultural. Sócio-fundador e presidente da Associação Polonesa de Jaraguá do Sul.
-Fidelis Kuskowski, presidente da Associação Polonesa de Jaraguá do Sul, que mantém as tradições, cultivando o idioma, os cantos e culinária poloneses. Recebeu, em 2022, a ‘Karta Polaca’, por meio do Consulado Polonês do Brasil, devido aos conhecimentos que tem da língua e de sua descendência.

Etnia africana

-Juarez Gomes, aposentado, foi presidente da Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Conejas) por mais de 10 anos. Continua atuante na luta pela igualdade racial e pelas causas dos afro-descendentes em Jaraguá do Sul.
-Luís Fernando Olegar, professor. Em 2001 foi um dos fundadores do Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), onde continua atuando. Em 2014 participou da criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Jaraguá do Sul (Conpir), sendo o primeiro presidente entre os anos 2014 e 2016.

Voluntários que auxiliaram o RS

– Grupo Especialista em Resgates de Alto Risco (Gerar)
-Jornal O Correio do Povo (OCP)
-Jornal do Vale (JDV)
-Rádio Studio FM
-Rádio RBN
-Rádio 105 FM
-Rádio Jaraguá
-Rádio Supernova
-Torcida Organizada do Futsal
-Associação Desportiva Jaraguá Futsal
-Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs)
-Núcleo das Transportadoras
-Núcleo da Indústria Moveleira
-Núcleo de Panificação e Confeitaria
-Núcleo de Voluntariado Corporativo
-Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL)
-Servidores da Secretaria Municipal de Obras de Jaraguá do Sul
-Grupo Mãos Solidárias
-Instituto Malwee
-Hospital São José
-Partage Jaraguá do Sul
-Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí (Rede Cooper)
-Grupo Koch S.A.
-Giasse Supermercados
-Fort Atacadista
-Angeloni e Cia. Ltda.
-Rancho Bom Supermercados
-Balarotti Materiais de Construção S.A.
-Rede de Postos Mime

Veja mais fotos:

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.