Com previsão de frio intenso, Assistência Social orienta sobre proteção de pessoas mais vulneráveis

Foto: Jonatã Rocha/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

29/06/2024 - 10:06 - Atualizada em: 29/06/2024 - 10:31

Diante da previsão de frio intenso para os próximos dias, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família orienta os municípios sobre a necessidade de proteção, especialmente das pessoas mais vulneráveis como as que estão em situação de rua, crianças e idosos.

Conforme alerta da Defesa Civil, uma frente fria que avança sobre Santa Catarina faz as temperaturas despencarem a partir deste sábado (29), quando as mínimas podem chegar a 0 e 5°C nos pontos mais altos da Serra. As temperaturas máximas não devem passar dos 16°C. Já no domingo (30), a previsão é de temperaturas negativas.

Diante desse cenário a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que as equipes da Assistência Social dos municípios precisam estar preparadas para fazer a proteção das pessoas mais vulneráveis, inclusive fazendo a abertura de abrigos temporários em algumas cidades para acolher pessoas em situação de rua.

“Percebemos que apesar de toda a orientação do Governo do Estado, muitos municípios ainda têm dúvidas do que pode ser feito nos dias mais frios, como usar os recursos e outras questões, então desde o ano passado estamos capacitando as equipes e esclarecendo dúvidas. Caso os municípios ainda tenham alguma dúvida, também seguimos à disposição para orientações”, comenta.

Nos dias de frio extremo, a secretária também ressaltou a importância do serviço de abordagem social das pessoas em situação de rua que são as que ficam mais vulneráveis no inverno. “Temos o dever de proteger essas pessoas e na abordagem social fazemos esse trabalho de convencimento para que elas aceitem ajuda”, pontua.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.