O ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), divulgou um vídeo nas redes sociais deixando claro o rompimento com o seu sucessor, Topázio Neto (PSD), que buscará a reeleição em outubro. Gean disse que errou ao escolher Topázio para ser seu vice e em breve deverá anunciar qual será seu posicionamento. Está entre apoiar o ex-prefeito Dário Berger (PSDB), ou o ex-vereador Pedrão (Progressistas). Com essa reviravolta, a eleição na Capital ganha um pouco mais de adrenalina, mas Topázio continua sendo favorito.
MDB assume o governo
O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), assumirá o Governo do Estado no dia 7 de julho. Ele ficará no comando até o dia 14, período em que o governador Jorginho Mello (PL) estará em uma missão a Portugal. Para fazer um gesto ao MDB, Jorginho indicou a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) para uma agenda no Uruguai no período. A cerimônia de passagem do cargo ocorrerá no dia 7, às 20h, na Casa D’Agronômica.
Candidaturas que geram problemas ao PL
O governador Jorginho Mello tem dito aos mais próximos que o ideal seria o PL não ter candidato em alguns municípios onde os prefeitos que buscam a reeleição contam com ampla vantagem. Chapecó, Joinville e Jaraguá do Sul estão nessa lista. Mas, com a insistência de algumas lideranças nessas cidades, o jeito vai ser recalcular a rota e tentar minimizar os prejuízos.
Denúncia arquivada
Absolvido nesta semana de denúncia de corrupção, feita em 2016 no auge a Operação Lava Jato, o ex-senador Paulo Bauer enviou uma manifestação à imprensa. Disse que viveu na época os piores dias da sua vida, “quando amigos e parceiros da trajetória política passaram a lhe enxergar como alguém suspeito”. Paulo Bauer ainda afirmou estar aliviado com o fim das investigações.
Prática vedada
O Ministério Público Eleitoral desse ano vai analisar denúncias que envolvem policiais militares suspeitos de usarem suas atividades como meio de promoção com fins políticos/eleitorais.
Nas redes
Com as redes sociais sendo um importante instrumento na busca por votos, alguns vereadores de Jaraguá do Sul se destacam por conseguirem fazer bom uso delas. A bancada do Novo é um exemplo. Mas além de Sirley Schapoo e Rodrigo Livramento, Luis Fernando Almeida e Natália Petry, ambos do MDB, conseguem bom engajamento com inteligência e criatividade.