Municípios da Amvali passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Fotos: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

29/06/2024 - 06:06 - Atualizada em: 29/06/2024 - 08:48

O Vale dos Encantos, que abrange as cidades de Jaraguá do Sul, Barra Velha, Corupá, São João do Itaperiú, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba, e forma a 15ª Região Turística de Santa Catarina, agora integra o Mapa do Turismo Brasileiro. O lançamento oficial do Vale dos Encantos como nova região turística ocorreu em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (27), no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.

As sete cidades da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) estão agora reunidas na nova Instância de Governança Regional (IGR), que tem o objetivo de desenvolver o turismo na região de acordo com as realidades e especificidades locais. A confirmação pelo Ministério do Turismo ocorreu em abril deste ano, após visita técnica de representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

O presidente do Conselho Gestor da IGR Vale dos Encantos destaca que o turismo é uma poderosa ferramenta econômica | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Criação de novos roteiros

De acordo com o presidente do Conselho Gestor da IGR Vale dos Encantos, João Antônio Vicente, o que se espera com essa novidade é estruturar e qualificar a região para a criação de novos roteiros como produtos turísticos com capacidade de competir no mercado do turismo nacional e internacional. “Precisamos pensar no turismo como uma ferramenta econômica de grande poder, capaz de gerar empregos, riquezas e, consequentemente, o desenvolvimento das cidades que integram este grupo”, afirma João.

“A nossa região é rica em belezas naturais. Nós temos as cachoeiras, corredeiras, voos de parapente, o Seminário, as praias. Temos atrações para toda a família e estamos trabalhando muito com as iniciativas pública e privada para melhorar a infraestrutura nesses locais. A nossa região sendo reconhecida no Mapa do Turismo Brasileiro é algo que passa mais credibilidade e ajuda na obtenção de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal”, completa o presidente.

Gestão eficiente

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, destaca que uma região turística tem demandas sincronizadas e se promovem coletivamente. “O turismo é feito de oportunidades e promoções, e é muito difícil fazer promoção isoladamente. Então, a importância de um IGR é manter uma gestão eficiente. Os municípios juntos podem solicitar a prioridade de suas demandas para a região, para uma agilidade e entendimento maiores e resultados melhores. Na parte publicitária também, já que o turista que vem ao município terá informações sobre as cidades vizinhas. Então, ele pode fazer esse percurso com mais tranquilidade e segurança. Os benefícios são inúmeros”.

Evandro Neiva também observa que o estado é bastante diversificado em termos de atrativos turísticos. “A 15ª região já vem fazendo um trabalho importante para o turismo catarinense e nós, como Secretaria, temos a responsabilidade de levar essa região junto para as oportunidades que nós temos nas feiras e eventos corporativos e de negócios, para que a gente possa desenvolver junto este potencial turístico”, finaliza o secretário.

O secretário de Estado do Turismo destacou a importância da integração entre os municípios | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Histórico

Desde 2009, os municípios do Colegiado de Turismo da Amvali faziam parte da região turística Caminho dos Príncipes. E entre os anos de 2021 a 2022, com as ações do Colegiado, em conjunto com o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e o Consórcio Cigamvali, notou-se a necessidade da criação de uma IGR.

Em junho de 2022, foi solicitada a desanexação dos municípios da Amvali da região Caminho dos Príncipes e, no mês de março deste ano, os municípios receberam a visita dos técnicos da Setur para validação da região turística. Em 19 de abril, a 15ª IGR Vale dos Encantos foi oficializada pelo Ministério do Turismo.

 

 

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.