Era para ser um amistoso, mas terminou em tragédia. Em amistoso preparatório para as competições do segundo semestre, torcedores de Colo-Colo, do Chile, e Universitario, do Peru, entraram em confronto no estádio Monumental de Santiago, deixando uma pessoa morta e várias feridas.
Com a confusão dentro e fora do estádio na capital chilena, a partida foi interrompida aos 18 minutos do segundo tempo, com o placar zerado.
Segundo a imprensa local, Claudio Esteban Maldonado Gamboa, de 40 anos, torcedor do Colo-Colo, morreu após ser golpeado com chutes e facadas antes mesmo do início do jogo. Ele foi socorrido por policiais e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Já no começo da etapa final, torcedores da equipe da casa direcionaram fogos de artifício em direção ao setor da torcida visitante, onde também estavam torcedores da Universidade do Chile, maior rival do Colo Colo.
🔴Último Minuto
Un barrista muerto deja como saldo el parido Colo Colo y Universitario de Perú en las afueras del Estadio Monumental en Macul, preliminarmente serían hinchas de la U de Chile infiltrados en la barra peruana, el partido fue suspendido @biobio @Louisvasquez23 pic.twitter.com/JlkzXzsFcM— IEC-180 CONTROL STGO (@fdo2000) June 27, 2024