Um homem, de 28 anos, ficou acordado durante um transplante de rim e descreveu a experiência como extremamente positiva.
O procedimento ocorreu no final de maio no Hospital Northwestern Medicine, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos.
Para conseguir tal feito, a equipe médica optou por utilizar anestesia regional em vez de anestesia geral, semelhante à usada em cesarianas.
Com aproximadamente duas horas, a cirurgia foi um sucesso.
O médico Garcia Tomas, responsável pela operação, chegou a afirmar que o procedimento foi “mais simples do que muitas cesarianas”.
O profissional ainda informou que essa opção de anestesia local, que mantém o paciente acordado, pode beneficiar quem tem aversão ou riscos associados à anestesia geral e reduzir o tempo de internação, permitindo uma recuperação mais confortável em casa.
A opção de anestesia local foi indicada para John Nicholas devido à sua idade, baixos fatores de risco e o desejo de participar da experiência.
O paciente relatou que foi extremamente interessante poder acompanhar o procedimento consciente e sabendo o que estava acontecendo o tempo todo.
Ele ainda afirmou que não sentiu nenhum tipo de desconforto durante a cirurgia e enquanto os médicos explicavam as etapas do processo.
O hospital divulgou um comunicado nesta semana afirmando que o paciente, John Nicholas, não sentiu qualquer desconforto durante a operação e teve alta após 24 horas.
Normalmente, pacientes submetidos a transplantes de rim ficam internados por três dias em média.
* Com informações do Newsroom