Sucesso na vida – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

27/06/2024 - 07:06

Há quem garanta que tudo que nos acontece na vida tem uma origem. Dizem que nossas vivências resultam de uma força invisível, força que nos traz o que traz. Diante dessa incerteza, precisamos pensar. Há também quem afirme que tudo que nos acontece tem uma causa criada por nós, até mesmo as piores doenças. O diacho é saber o caminho da entrada e da saída desses males. E como essas verdades são incontestáveis, ninguém pode bater na mesa e jogar as provas da verdade, fiquemos na nossa. Aliás, dizendo isso, lembro-me de uma velha verdade, verdade que Eva já contava para Adão, um baita abobado. Eva dizia que – “O sucesso é feito de escolhas”. Há quem confunda sucesso com sorte, errado. Sorte dura pouco, sucesso se alonga. Pensei, pensei sobre essa verdade da Eva e com ela concordei. Tudo que obtive na vida foi por escolhas, e assim todos nós ao longo da vida. Tive, por exemplo, três oportunidades, “ofertas” na vida, que se eu as tivesse aceitado estaria longe por esta hora. Oportunidades daquelas de nem piscar, aceitar na hora, nem vou dizer… Já pensei muito sobre as tais oportunidades, eram magníficas, mas naqueles dias não era o que eu queria de mais imediato, e escolhi ficar… E se tivesse aceitado? Ninguém sabe sobre o que não foi feito. O que tem que ficar bem claro é que não podemos apontar o dedo para ninguém. Tudo em nossas vidas são escolhas nossas, mesmo quando constrangidos ou até forçados a fazer alguma coisa. Posso fazer algo de que não goste, mas por dentro continuo não gostando. Aceitar é que é a danação. Então, é hora de pararmos de gemer sobre muitas das nossas vivências mais intensas. Escolher a carreira… Escolha nossa. Escolher a namorada, o namorado, o marido, a mulher, escolhas nossas. E assim com tudo, desde o tipo de cabelo ridículo até o modo de atravessar a rua… Tudo escolha nossa. Sim, o sucesso na vida é resultado das escolhas. Ó, meu telefone está tocando, pô, justo agora! Atendo ou não atendo? Escolho não atender. E sabes mais? Se quem ligou tiver mesmo interesse em falar comigo vai ligar de novo, ah, vai… E como ninguém sabe do futuro, continuamos livres para as nossas escolhas. Mas não culpemos ninguém por elas…

MULHERES

Ah, se elas acordassem… As mulheres mudariam o mundo em poucos meses, votando, mandando pastar, opa, mandando passear o namorado errado, o marido safado… E assim com tudo. O Ministério do Trabalho está informando, mais uma vez, que Santa Catarina é líder brasileiro em exploração do trabalho feminino. Por aqui, elas ganham em torno de 29% menos que eles nas mesmas funções e… Já digo.

EXPLORAÇÃO

Nos casos de gerência e administração de empresas, Santa Catarina paga em torno de 38% a menos para as mulheres em cargos iguais. Elas aceitam, mesmo sendo mais inteligentes em todas as inteligências múltiplas aferidas pela Psicologia. Maioria populacional e eleitoral, ah, gurias, acordem. O poder é de vocês. E Santa Catarina também lidera em feminicÍdios, proporcionalmente, é o Estado em que mais elas são assassinadas. E os “religiosos” não falam disso? Na “minha” delegacia falariam, ah, falariam…

FALTA DIZER

A coragem muda o jogo, tanto o jogo dentro do campo quanto na vida. Ou a CBF arma a Seleção Brasileira só com jogadores que estão no Brasil ou nunca mais vai ganhar nada. Os falsos craques que estão na Europa só jogam na fantasia dos trouxas, não é mesmo Vini Jr e Neymar? Farsantes!

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.