5 craques brasileiros que nunca disputaram uma Copa do Mundo

Imagem por congerdesign da Pixabay

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/06/2024 - 06:06 - Atualizada em: 25/06/2024 - 06:38

Embora o momento futebolístico do Brasil não seja dos melhores, o epíteto de “O País do Futebol” não surgiu à toa. Durante décadas, inúmeros craques foram criados em ruas e campinhos espalhados por todo o território nacional.

Justamente pela enorme quantidade de craques, muitos deles acabaram sendo “injustiçados” ao longo da carreira. Afinal, com tantos concorrentes de alto nível, uma boa parte perdeu a chance de brilhar com a camisa da Seleção Brasileira e até mesmo de disputar uma Copa do Mundo.

Portanto, vamos relembrar cinco craques que, apesar de terem jogado o fino da bola, nunca disputaram um Mundial. O fato é que se não fossem brasileiros – ou tivessem nascido na atual geração –, eles teriam desfrutado de um destino muito mais generoso e compatível com o talento que tinham.

Djalminha

Quando se pensa em futebol arte, Djalminha é um dos nomes que vem à mente. Jogador de extrema técnica e habilidade, ele era capaz de encher os olhos da torcida com apenas um toque na bola.

Esteve muito perto de disputar a Copa de 2002, mas um momento de irritação acabou fazendo com ele fosse cortado da lista final. Isso porque, a poucos dias da convocação, o meia acabou dando uma cabeçada no treinador Javier Irureta, o que fez com que Felipão chamasse Kaká para o seu lugar.

Élber

Atacante goleador e de boa técnica, Élber marcou época no Bayern de Munique, onde foi artilheiro e conquistou diversos títulos, incluindo uma Liga dos Campeões.

Também esteve perto de disputar a Copa do Mundo de 2002, porém, devido a uma lesão sofrida na reta final, o atacante perdeu espaço com Felipão e deixou de fazer parte da campanha do penta.

Amoroso

Amoroso era um atacante que sabia jogar e fazia muitos gols. Não por acaso foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, da Série A italiana e da Bundesliga.

Com um currículo impressionante, ele teve o azar de disputar espaço com nomes como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Bebeto, entre outros. Dessa forma, embora tenha recebido algumas convocações para a seleção, nunca disputou uma Copa do Mundo.

Alex

Uma das ausências mais inexplicáveis em uma Copa do Mundo, Alex era nome certo em 2002. O craque era um jogador muito acima da média e, além disso, já havia feito uma parceria de sucesso com Felipão no Palmeiras.

No entanto, o treinador da seleção acabou optando por não levá-lo ao Mundial da Coreia e do Japão. Nem quando Emerson foi cortado Alex ganhou uma chance – o substituto acabou sendo Ricardinho. Sua ausência ficou marcada como uma das maiores “injustiças” do futebol.

Serginho

Lateral-esquerdo de muita força física, habilidade e instinto goleador, Serginho foi ídolo no São Paulo e, depois, no poderoso Milan, onde conquistou, entre outras taças, duas Ligas dos Campeões.

Apesar disso, também enfrentou uma concorrência pesada em sua posição. Em 2002, por exemplo, os convocados foram Roberto Carlos e Júnior. Em razão de sua ausência naquela Copa, Serginho escreveu uma carta para a CBF pedindo para não mais ser convocado.

Esses cinco craques poderiam, sem sombra de dúvida, ter disputado uma Copa do Mundo. Mas viveram em uma época em que a Seleção tinha jogadores para montar até quatro ou cinco times de alto nível.

Será que voltaremos a viver uma época assim? No momento, as apostas diárias 2024 não são muito animadoras para a seleção.

De todo modo, ainda existem jogadores talentosos no Brasil, e é preciso ver até onde eles poderão chegar sob o comando de Dorival Júnior.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação