Prejuízo e o sentimento de ser enganado. Eis os dois pontos que ficam incrustados nas pessoas que caíram em algum tipo de golpe, principalmente àqueles em que tem que se dar uma boa quantia em dinheiro para receber uma quantia maior ainda, ou dar um valor considerável para adquirir um bilhete milionário. Ou seja, nesses e em outros casos, o prejuízo é certo.
Do dia 1º de janeiro ao dia 18 de fevereiro foram registradas 9 (nove) ocorrências de estelionato em Jaraguá do Sul – SC, sendo 6 (seis) tentativas e 3 (três) consumadas.
Das tentativas, 4 (quatro) foram de bilhete premiado; 1 (uma) do golpe do achadinho, e 1 (um) de cheque falso. Em dois casos os autores foram detidos.
Dos casos consumados, 2 (dois) foram de bilhete premiado, cujas vítimas eram maiores de 60 anos, e um golpe do prêmio de recompensa, na qual a vítima dava certa quantia para receber um valor maior. 6 (seis) casos ocorreram próximo de lotéricas e agências bancárias.
Assim fica a dica:
– Suspeite de qualquer pessoa que lhe ofereça qualquer bilhete premiado;
– Suspeite quando alguém pedir dinheiro para lhe dar um valor como recompensa;
– Suspeite de qualquer pessoa que tente julgar a sua honestidade, pedindo dinheiro como sinônimo de confiança;
– Suspeite quando um desconhecido pedir para você guardar um “bolo” de dinheiro, mas quer ficar com seu celular ou sua carteira.
Para os bancários: perguntem para os seus clientes idosos sobre os valores que estão sacando, se está sozinho, ou o motivo do saque- essa atitude já salvou muitas vítimas. Em qualquer situação de suspeita, ligue para o 190, e uma viatura policial-militar irá verificar toda a “historinha” que estão contando para você.
Texto: Polícia Militar de Jaraguá do Sul