Desses, 48 se apresentaram para fazer o curso, sendo que dois desistiram no decorrer da formação, um foi considerado inapto e uma candidata está em licença maternidade e vai concluir a etapa no segundo semestre deste ano. Assim, os 44 candidatos aprovados serão convocados para ingressar na Guarda Municipal, fazendo com que o efetivo passe a contar com 120 guardas municipais.
O Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal foi realizado entre os meses de março e junho deste ano, com carga horária de 820 horas. Durante o período, os candidatos tiveram instruções em várias disciplinas que envolvem conteúdo de aplicação diária para o trabalho do guarda municipal.
“Esse foi o segundo curso de formação que realizamos a partir da criação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CFTA) da Guarda Municipal de Joinville. O órgão possui como instrutores os próprios guardas do município, o que propicia aos novos servidores compreenderem e entenderem como realmente é a nossa atuação diante das peculiaridades e características da nossa cidade”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Eduardo Ferraz.
Formação abrangente
Entre os temas trabalhados, estão gestão integrada e inteligência em Segurança Pública Urbana, técnicas e procedimentos operacionais, uso diferenciado e racional da força e o emprego de equipamentos menos letais, gestão de crise e mediação de conflitos, defesa pessoal, legislação administrativa, constitucional e penal, condicionamento físico, Defesa Civil, comunicação não violenta, proteção aos Direitos Humanos, comunicação pública e gestão de relacionamento com o cidadão. Além de todo esse conteúdo, na disciplina de armamento e tiro cada aluno cumpriu 260 horas e realizou 802 disparos.
“É necessário que os novos guardas municipais tenham prévios conhecimentos sobre o uso e manuseio correto da arma de fogo para o dia a dia do trabalho de proteção à população”, explica o comandante Eduardo Ferraz.
Os alunos também tiveram interação com as demais forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Polícia Científica e Exército Brasileiro.
Houve, ainda, ações com órgãos municipais com os quais a Guarda Municipal pode agir em conjunto, tais como Secretaria do Meio Ambiente (Sama), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Assistência Social (SAS) e Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). De acordo com Ferraz, os novos servidores devem garantir reforço ao efetivo e à segurança da comunidade.
“O desempenho dos candidatos foi positivo durante o Curso de Formação. Sentimos os alunos vibrarem a cada aula e, com certeza, o cidadão joinvilense ganhará muito com a presença dos novos guardas municipais patrulhando e protegendo o patrimônio público e as pessoas que utilizam os serviços e os espaços públicos”, conclui.