Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Binário nos bairros Czerniewicz e Amizade deve ser concluído até o fim de junho

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

22/06/2024 - 06:06

Os binários melhoram significativamente o fluxo de veículos, reduzem congestionamentos e aumentam a segurança ao organizar o tráfego com direções específicas. Essas medidas tornam o trânsito mais eficiente e seguro para todos os condutores, passageiros e pedestres.

O OCP produziu uma série de matérias sobre as mudanças no trânsito de Jaraguá do Sul, com um enfoque especial na implantação dos binários. Esses projetos são fruto dos esforços contínuos da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana e, consequentemente, a qualidade de vida da comunidade.

Já conhecemos as vantagens da implantação do binário nos bairros Vila Lenzi e na Ilha da Figueira. Nesta semana, o destaque é o binário Amizade/Czerniewicz, composto pelas ruas 13 de Maio e Roberto Ziemann, trazendo os mesmos benefícios para essa área da cidade. A expectativa é que essa iniciativa continue a transformar positivamente o trânsito em Jaraguá do Sul, facilitando o deslocamento diário dos cidadãos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Implantação aconteceu em 2023

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, realizou em 2023 a implantação do binário composto pelas ruas 13 de Maio e Roberto Ziemann, desde a rua Rio de Janeiro até a rua João Batista Rudolfo (rua em frente à Igreja Luterana Apóstolo Tiago).

Essa implantação abrange as ruas transversais: José Brunner, Paulo Bekendorf, Guanabara, Adolpho Augusto Alfredo Ziemann, Irmão Leão Magno, Irmão Celestino Depine, Arthur Gunther e João Batista Rudolf, nos bairros Czerniewicz e Amizade.

De acordo com Gildo Martins de Andrade Filho, secretário de Planejamento, Urbanismo, Trânsito e Transportes Urbanos de Jaraguá do Sul, a implementação de binários segue uma tendência que visa criar corredores em vias paralelas, facilitando os deslocamentos.

Esse sistema permite que pelo menos duas faixas de rolamento operem simultaneamente no mesmo sentido, aumentando a capacidade de veículos transitando em uma única direção. Como resultado, há mais agilidade e melhor mobilidade no tráfego.

Ainda segundo ele, a implantação pode causar alguns transtornos. “Existe a possibilidade de muitos condutores, por falta de respeito e consciência coletiva, imprimirem uma velocidade maior em seus veículos pela facilidade de deslocamento”, explica o secretário.

“Nessa situação, há necessidade de implantação de outros dispositivos a fim de segurar o ímpeto desses condutores. Dispositivos como faixas elevadas ou lombadas, ou até mesmo a implantação de semáforos, quando existirem outros fatores que justifiquem a sua implantação”, completa.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Etapas de implantação

Com a implantação, a rua Roberto Ziemann teve o fluxo alterado de mão dupla para mão única no sentido Centro/bairro e a rua 13 de maio sentido bairro/Centro.

Primeira etapa

A primeira etapa foi a implantação de mão única nas ruas transversais. As ruas José Brunner, Guanabara, Irmão Leão Magno e Arthur Gunther seguiram no sentido rua 13 de Maio para a Roberto Ziemann. E as ruas Paulo Benkendorf, Adolpho Augusto Alfredo Ziemann, Irmão Celestino Depine e João Baptista Rudolf seguiram no sentido rua Roberto Ziemann para a rua 13 de Maio.

Segunda etapa

A segunda etapa foi a implantação de mão única na rua 13 de Maio, que seguiu em mão única no sentido bairro/centro desde a rua João Batista Rudolfo até a rua Rio de Janeiro.

Terceira etapa

A terceira etapa foi a implantação de mão única na rua Roberto Ziemann, que seguirá em mão única no sentido centro/bairro desde a rua Rio de Janeiro até a rua João Batista Rudolfo, voltando a ser mão dupla no restante do trajeto.

Quarta etapa

A quarta etapa é a abertura da nova ponte que liga as ruas 13 de Maio à Erwino Menegotti e Joaquim Francisco de Paula. A etapa é fundamental para melhorar a fluidez de toda a região fazendo uma importante ligação entre os bairros Amizade, Czerniewicz para Chico de Paulo, Água Verde, Vila Lenzi e vários outros. A ligação permite reduções de percurso de mais de dois quilômetros, trazendo agilidade nos deslocamentos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Binário deve ser completado no final de junho

O binário Czerniewicz-Amizade está previsto para ser concluído no final de junho. A instalação dos postes de iluminação pública no trecho II da rua 13 de Maio, localizada no bairro Amizade, foi retomada na primeira semana de junho.

Espera-se que o trajeto de 1.525 metros de extensão, que liga as ruas Roza Balsanelli e Afonso Piazera, seja liberado para o tráfego de veículos até o final deste mês.

A continuidade do trabalho e a liberação da via, dependia da estrutura de iluminação que agora será finalizada. “A intenção é liberar o trecho e completar esta etapa do binário ligando os bairros Amizade e Czerniewicz, nos dias 29 e 30 de junho”, confirmou o secretário Gildo.

Para completar a etapa do binário, será necessário tornar mão única o trecho da rua Roberto Ziemann, do cruzamento com a rua João Baptista Rudolf, próximo à Igreja Luterana, até o cruzamento com a rua Afonso Piazera. Algumas ruas transversais também terão sentido único.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Mudanças foram planejadas pela DTT

Em 2022, o município realizou uma licitação para contratar serviços de consultoria. Uma empresa de São Paulo venceu a licitação e ajudou a equipe técnica da Diretoria de Trânsito e Transportes Urbanos (DTT) em uma série de estudos de trânsito.

A DTT conta com profissionais altamente capacitados, com formação e experiência na área de trânsito, que apresentaram propostas para melhorias de mobilidade a médio e longo prazos em diversos pontos da cidade. Além disso, a DTT dispõe de softwares que auxiliam nos estudos.

De acordo com o secretário Gildo Martins, Jaraguá do Sul enfrenta desafios específicos, como topografia acidentada, presença de rios e linha férrea, pequena área urbana e alta frota de veículos. Esses fatores dificultam a implementação de medidas que sejam 100% eficazes.

“É importante destacar que os engarrafamentos se constituem, de fato, num fenômeno social. Em maior ou menor escala, praticamente todas as cidades de médio e grande porte, e até mesmo pequenas cidades, têm engarrafamentos. O que as administrações têm que buscar como norte é minimizar a ocorrência desses engarrafamentos, reduzindo os mesmos àqueles horários onde naturalmente se tem uma grande circulação de veículos”, finaliza Gildo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.