São quase três meses para aproveitar muita comida boa , como sopas, caldos, fondues e chocolates quentes, carnes de panela e outros.
Chegou o inverno – estação do ano marcada pelas temperaturas mais baixas na maior parte do Brasil. São quase três meses para aproveitar muita comida boa , como sopas, caldos, fondues e chocolates quentes, carnes de panela e outros.
Alguns alimentos ficam mais difíceis de encontrar nas feiras, enquanto outros ficam em alta. Aproveitar a sazonalidade favorece a saúde e a economia. Os alimentos mais encontrados durante a estação fria do ano são: abóbora, abobrinha, tangerina, morango, abacate, agrião, milho-verde, couve, mandioca, ervilha e gengibre.
Quem não ama as delícias de inverno: queijos, fondues, e outros pratos calóricos, acompanhados de bons vinhos? O nosso corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, é fato! Já que a atividade física em dias frios tende a diminuir, é importante equilibrar a alimentação. As sopas e caldos com legumes e verduras, ou tortas recheadas deles, os refogados ou cozidos podem substituir as saladas do verão. São pratos muito nutritivos e cheios de sabor!
Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, aveia, milho, abobrinha, couve, batata doce e cenoura são fontes ricas de fibras e aliviam a saciedade. Excelentes opções para alimentação no inverno, os vegetais mais escuros, como brócolis, rúcula e espinafre, contém maiores níveis de vitamina C, fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico. Para turbinar a sua saúde no inverno, aposte nas frutas cítricas, como morango, tangerina, acerola, caqui.
E, por fim, aproveite o frio para as bebidas que aquecem. Os chás, como gengibre e canela, estão entre as excelentes opções.
Aproveite o inverno para comer bem e cuidar da sua saúde, com equilíbrio!