Firmorama lança campanha “Futuro é Movimento”, utilizando recursos de Inteligência Artificial

Divulgação/Firmorama

Por: Pedro Leal

13/06/2024 - 16:06 - Atualizada em: 13/06/2024 - 16:33

A Inteligência Artificial (IA) vem revolucionando o mundo dos negócios através da automação, interpretação de dados, personalização e monitoramento de processos. Mas e no mundo do marketing? Como é possível aplicar essa ferramenta garantindo ainda mais agilidade e assertividade às ações desenvolvidas?

Norteados por esse questionamento e atentos aos movimentos do mercado na atualidade, os especialistas do Firmorama, escritório catarinense de branding, comunicação e design com sede em Jaraguá do Sul, resolveram testar o universo de possibilidades dessa inovação, o que culminou na campanha “Futuro é Movimento”. Presente nos formatos de vídeos para redes sociais, anúncios on e off e também em outdoors e painéis de LED espalhados pela região, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção para o tema, que ainda gera muito debate e, principalmente, dúvidas por parte de empresários, nos mais diversos setores.

A ação chega para acessibilizar informações, encorajar diálogos e apresentar o olhar do Firmorama sobre tecnologia e inteligência artificial, mostrando como marcas podem se adequar a novos contextos mantendo a própria personalidade. “Optamos por explorar as ferramentas de maneira criativa, positiva, ética e inovadora, mantendo integralmente a essência de nosso negócio”, comenta o designer Beto Shibata, um dos sócios do escritório.

A partir do conceito dos contrastes entre real e extraordinário, velocidade e desaceleração, e tecnologias e humanidades, os profissionais desenvolveram uma campanha institucional que representa a percepção de futuro, com suas dualidades e inúmeras possibilidades de escolha. Neste cenário, a inteligência artificial trouxe um boost de possibilidades, dando forma e suporte para conceitos atuais e, ao mesmo tempo, futuristas.

Confira a campanha: https://bit.ly/firmorama-futuroémovimento

Os resultados consistentes e relevantes derivam de boas ideias transformadas em “prompts” – conjunto de palavras que formam o comando para a criação do conteúdo gerado por IA. Para tanto, segundo Shibata, é fundamental ter domínio de linguagem e o conhecimento aprofundado sobre a marca: seus valores, jeito de ser, personalidade e posicionamento.

Inovação amplia as possibilidades no design

O designer reitera que a quase totalidade das imagens dos materiais divulgados, como ilustrações e animações de vídeos, foram geradas a partir de ferramentas que utilizam a IA. Traços hiper-realistas deram o tom da campanha, reforçando o posicionamento do escritório, que é reconhecido por assinar projetos ousados para clientes arrojados.
“Como criativos e especialistas em branding, acreditamos que experimentar novas ferramentas e compreender seu funcionamento em nossos processos é fundamental. Isso não só nos permite acompanhar as tendências do mercado, mas também entender como podemos integrar essas inovações no cotidiano das marcas que atendemos, mantendo a relevância estratégica de seu posicionamento e conectando-as a novas realidades”, resume.

Para a equipe Firmorama, o uso da inteligência artificial no branding não é uma obrigatoriedade, mas um movimento de mercado que deve ser observado para ampliar as possibilidades de conexão e interação entre as marcas e seus públicos. “À medida que a tecnologia avança e evolui, as empresas que a utilizam a tecnologia de maneira ética e inovadora destacam-se frente aos concorrentes. Estas estão preparadas para prosperar em um mundo cada vez mais digital e centrado no consumidor”, conclui.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).