PF indicia ministro das Comunicações do governo Lula por suspeita de corrupção

Isac Nóbrega/ Ministério das Comunicações

Por: Claudio Costa

12/06/2024 - 11:06 - Atualizada em: 12/06/2024 - 11:08

A Polícia Federal finalizou uma investigação e indiciou o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.O inquérito encerrado nesta terça-feira (11) apurava desvio de verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O relatório da investigação foi entregue no gabinete do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal. Agora, o ministro deve remeter os autos para a Procuradoria-Geral da República, para que ela se manifeste sobre uma eventual denúncia no caso ou peça novas diligências.

Em janeiro de 2023, o “Estadão” revelou que Juscelino Filho direcionou R$ 5 milhões do orçamento secreto para a prefeitura de Vitorino Freire asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à sua fazenda, no município maranhense. A pedido de Juscelino, durante seu mandato como deputado federal pelo União Brasil, os recursos foram parar na prefeitura da irmã.

Em setembro, uma operação da PF mirou a irmã de Juscelino, a prefeita afastada Luanna Rezende. A corporação chegou a solicitar buscas contra Juscelino Filho ao ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF, mas a solicitação foi negada.

Loteada pelo Centrão, a Codevasf operacionalizou a distribuição de verbas do orçamento secreto. Ao menos quatro empresas de amigos, ex-assessoras e uma cunhada do ministro ganharam mais de R$ 36 milhões em contratos com a prefeitura de Vitorino Freire.

*Com informações de O Dia.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.