Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo do Ceará altera projeto de usina que poderia cortar internet do Brasil

Foto: Cagece, Divulgação

Por: Pedro Leal

11/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 11/06/2024 - 15:43

A usina de dessalinização que estava prevista para a Praia do Futuro, em Fortaleza, deve mudar de endereço, informou o governo cearense na tarde desta segunda-feira. A mudança é para afastar a usina dos cabos subterrâneos de internet que passam pelo local.

As informações são do portal G1.

A usina continuará na Praia do Futuro, mas a localização foi alterada para mais de um 1km de distância do local inicialmente previsto.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo os responsáveis pelo projeto, isto deve afastar qualquer risco de interferência com os cabos subterrâneos de internet.

Além disso, a estrutura de captação das águas do mar também será deslocada junto à usina.

A previsão do governo é instalar um centro de ensino tecnológico onde a usina estava prevista inicialmente.

A Praia do Futuro é um dos locais no Brasil mais próximos da Europa e, por este motivo, é o lugar que primeiro recebe cabos de fibra ótica do continente. De lá, os cabos seguem para Rio de Janeiro, São Paulo e países da América Latina e são responsáveis por 99% do tráfego de dados do país.

As empresas de telecomunicações alertavam que a localização inicial da usina botava em risco a integridade dos cabos e poderia interromper o funcionamento da internet no Brasil.

Já o governo do Ceará defende a construção como um os mecanismos de combate à seca. A usina iria converter a água salgada do mar em água potável, ajudando no abastecimento da população.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).