Dois aviões colidiram no aeroporto de Beja, no Sul de Portugal, durante uma apresentação de um show aéreo.
Um dos pilotos envolvidos, de nacionalidade espanhola, morreu no local. A outra vítima, de nacionalidade portuguesa ficou ferida.
O acidente ocorreu por volta das 16h (12h de Brasília) durante a apresentação chamada Beja Air Show, na qual participavam seis aviões, informou a Força Aérea de Portugal em um comunicado.
O piloto português que ficou ferido recebeu os cuidados de emergência imediatamente após o acidente, e foi avaliado no local pelas equipes de saúde, militares e civis, presentes no evento.
Ele foi encaminhado ao Hospital de Beja, por precaução.
Uma das aeronaves envolvidas no acidente caiu fora do perímetro da Base Aérea e a outra conseguiu aterrissar na unidade.
Em um vídeo que circulou pelas redes sociais, é possível ver que o avião que caiu explodiu ao chegar no solo.
Segundo os militares, nenhuma das pessoas que estavam assistindo a apresentação ou que estavam nas imediações do local ficaram feridas.
“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda”, anuncia a corporação em nota.
Ocorreu hoje uma tragédia no Beja Airshow em Portugal. Dois aviões Yakovlev Yak-52, do grupo luso-espanhol Yakstars, se chocaram. As informações preliminares indicam que um dos pilotos morreu. pic.twitter.com/Fe02ApShNK
— Eni Aquino (@ENIAQUINO) June 2, 2024