O industrial catarinense tem pela frente desafios e incertezas relevantes para planejar novos investimentos e rumos para seus negócios. Tanto no cenário externo quanto no ambiente doméstico, a imprevisibilidade política e a instabilidade financeira têm afetado os planos de crescimento das empresas. Neste contexto, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), realiza dois eventos no começo de junho em sua sede, em Florianópolis.
No dia 5, a Federação debate o tema “Permacrise: Navegando nos Novos Riscos da Economia, da Política e Geopolítica”, com a presença do cientista político e ganhador do prêmio Liberdade de Imprensa 2024 Fernando Schüler. Também participam do painel o economista, diplomata e ex-presidente do Banco Brics Marcos Troyjo, além de Deborah Vieitas, presidente do conselho de administração do Banco Santander no Brasil.
O governador de Goiás Ronaldo Caiado é o palestrante do dia 7 de junho. Ele fala sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico. Um dos temas críticos da economia brasileira, a necessidade de equilíbrio das contas públicas é uma bandeira do setor produtivo, que, assim como o mercado financeiro, se preocupa com o crescimento de gastos do setor público. Considerando a recente situação no Rio Grande de Sul, em que investimentos públicos devem ser essenciais para a reconstrução, o tema ganha ainda mais relevância.
As inscrições para os dois eventos são gratuitas e podem ser feitas no site da Fiesc. As vagas estão condicionadas à lotação do auditório.