Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Grupo de eletricistas de Guaramirim ajuda famílias do RS a restabelecer energia

Fotos: Arquivo Pessoal

Por: OCP News

03/06/2024 - 13:06 - Atualizada em: 03/06/2024 - 13:22

Um grupo de eletricistas de Guaramirim decidiu suspender suas próprias atividades profissionais para ir até o Rio Grande do Sul ajudar famílias afetadas pelas enchentes que castigaram o estado.

Ao todo, 12 pessoas saíram da cidade do Vale do Itapocu na última quarta-feira (29) com destino aos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul, onde permaneceram até esta segunda-feira (3).

Ambas as cidades sofreram grandes estragos em razão das chuvas e, dessa forma, milhares de moradores ficaram desalojados ou desabrigados.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

De acordo com Leandro José Medina, dono da Medina Instaladora Elétrica e um dos voluntários, o grupo arrecadou materiais com parceiros, como lâmpadas, tomadas, cabos e teclas, e tirou do próprio bolso os custos da viagem.

“Viemos em cinco carros, é complicado, tem gasolina, pedágios. Mas, se conseguirmos fazer uma campanha, retornamos daqui a 20, 30 dias. Tem muitas casas em que o pessoal ainda não conseguiu fazer limpeza, estão com 1 metro, 1,5 metro de lodo, então não conseguimos acesso para restabelecer a energia. É um trabalho de formiguinha”, disse.

Apesar das dificuldades, ele conta que, durante o tempo em que o grupo permaneceu nas cidades gaúchas, foi possível religar a energia de 137 casas, assim como auxiliar em um abrigo em que estão cerca de 40 famílias.

O grupo de voluntários foi composto de pequenos empresários da área elétrica e seus colaboradores.

A estadia no Rio Grande do Sul aconteceu no alojamento da Associação Missionária Evangélica (AME) de Lajeado, que, segundo Leandro, tinha toda a estrutura necessária, além de fornecer café, almoço e jantar.

“A AME foi fundamental para nos dar condições de trabalhar. Eles têm uma equipe de médicos, veterinários, além da equipe do “pé na lama”, que ia até as casas fazer a limpeza, e depois nós chegávamos para restabelecer a parte elétrica, instalar chuveiros novos”, ressaltou.

O cenários nas cidades gaúchas, conforme o grupo, era desolador, mas a união, o trabalho e a ação de milhares de voluntários têm feito com que as pessoas, pouco a pouco, consigam recomeçar suas vidas.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by OCP News (@ocpnews)

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp