Empresa de Santa Catarina estreia no mercado de energia solar com 100% da produção vendida

Por: OCP News Vale

31/05/2024 - 12:05 - Atualizada em: 31/05/2024 - 12:07

O mercado de energia solar cresce vertiginosamente no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já superou a capacidade de 38 gigawatts instalada, o que representa quase 17% da matriz energética brasileira. Além disso, as projeções são ainda mais ousadas: até o final deste ano, o país deve chegar à marca de 45,5 gigawatts em operação, o que revela um cenário de crescimento constante.

Diante de um segmento mais do que promissor, a empresa catarinense Quare Ambiental – um dos braços da Quare Organizações, sediada em Blumenau – anuncia a entrada no mercado de produção de energia com uma notícia positiva: toda a produção atual já é comercializada. A empresa opera com seis usinas de geração de energia fotovoltaica, sendo duas em Blumenau, duas em São Miguel do Oeste e duas em São Lourenço do Oeste, produzindo aproximadamente 1,8 megawatts por mês. De acordo com a empresa, a produção atual evita a emissão de 1,5 toneladas de CO2 (gás carbônico), o que corresponde a mais de 400 árvores por ano.

“Toda a nossa produção hoje é comercializada para empresas que consomem essa energia e isso nos dá uma amostra de todas as possibilidades desse mercado. As pessoas e as empresas estão descobrindo que podem economizar com a aquisição de energia direto de quem produz e estamos vendo um futuro de muito crescimento para esse setor em um pequeno espaço de tempo, o que nos incentiva a investir nessa potencialidade”, afirma Ronaldo Baumgarten Neto, sócio e diretor de expansão da da Quare Ambiental, ressaltando que, atualmente, toda a energia produzida é adquirida por empresas que já são clientes de outras empresas da Quare Organizações.

“Com a expansão, nossa capacidade produtiva vai aumentar e ainda temos clientes interessados, mas havendo sobra dessa produção, com certeza vamos disponibilizar para o mercado externo”, complementa.

Planos de expansão

Na esteira do crescimento do mercado de energia fotovoltaica, a Quare Ambiental já nasce com planos de expansão. Além das seis usinas já em funcionamento, a empresa está em processo de aprovação para uma nova unidade em Minas Gerais. A previsão é que a produção atual seja amplificada em pelo menos mais 3,5 megawatts nos próximos meses.

“Sabemos que o futuro são as fontes de energia renováveis, sustentáveis e que gerem menos impacto para o meio ambiente. A tendência da energia como é produzida hoje, com distribuição pelas empresas e concessionárias, é de ter um reajuste sempre maior que a inflação, aumentando o seu custo. E, em contrapartida, a energia fotovoltaica, além de limpa, tem um custo muito mais baixo. E a Quare Ambiental está trabalhando fortemente, trazendo uma nova opção ao mercado para quem quer investir no consumo de energia sustentável”, finaliza Baumgarten.

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação