Iniciou na segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. O público-alvo são crianças menores de 5 anos de idade. A campanha, que se estende até o dia 14 de junho, tem o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.
Em Joinville, as vacinas contra a poliomielite estão disponíveis na Sala de Vacina Central (rua Abdon Batista, 172, Centro) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto as UBSFs Jativoca, Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela.
A relação completa dos locais e horários de atendimento pode ser acessada no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle). Não é necessário agendar atendimento, a orientação é chegar pelo menos meia hora antes do horário de fechamento das unidades.
Daniele Pinheiro De Sene vacinou seu filho, Romão Pinheiro Salun Brasil, de 2 anos, na UBSF Itaum, neste primeiro dia de campanha.
“Eu trouxe meu filho para tomar a vacina da gripe e tive a sorte de já poder fazer a da pólio também, que é muito importante”, explica Daniele.
As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal do esquema primário, que é constituído de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP).
E as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP), popularmente conhecida como gotinha, desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda provocada pelo poliovírus.
Ela é capaz de infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, acontecem as paralisias musculares, sendo mais comuns nos membros inferiores.