Curso de Moda da Udesc Ceart confecciona roupas de cama e vestuário para doação ao RS

Foto: Júlia Eduarda Zonta/Udesc

Por: Elisângela Pezzutti

25/05/2024 - 09:05 - Atualizada em: 25/05/2024 - 09:56

Neste mês de maio, o curso de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc organiza um mutirão para confeccionar roupas de cama e vestuário para moradores das regiões atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. O projeto, batizado de Agulhas Solidárias, tem a participação de estudantes, professores e egressos do curso da Moda (graduação e mestrado), além de voluntários de outros cursos do Ceart e da comunidade externa. Já foram confeccionados mantas, lençóis, fronhas, camisetas, elásticos de cabelo e outras peças destinadas a adultos e crianças.

As atividades começaram no primeiro fim de semana do mês, nos dias 11 e 12, e continuam por tempo indeterminado. Rayssa Scherer Centenaro, estudante da 7ª fase e responsável pela iniciativa, explica que os tecidos para a fabricação das peças foram doados por empresas da indústria têxtil e também pela comunidade. “Recebemos malhas para a confecção de peças íntimas infantis e adultas e estamos em contato com outras empresas para conseguirmos mais tecidos”, conta.

“Como realizo projetos de extensão em parceria com empresas do setor têxtil, comecei a solicitar doações de tecidos. Com a ajuda das alunas e de suas redes de contatos, foi expandida a solicitação de doações de materiais”, explica o coordenador do curso de Moda da Udesc Ceart, professor Lucas da Rosa. O docente também coordena o Laboratório Experimental de Desenvolvimento de Produto de Moda (LabProModa), onde funciona o Atelier de Confecção de Vestuário — local que recebe as atividades voluntárias nos finais de semana.

Até o momento, foram recebidas doações de materiais da empresa Renaux View, para a confecção de mantas e cobertores; do Grupo Lunelli, para peças íntimas infantis; do Grupo Marlan, para roupas de cama; da Wondersize, para peças plus size; e da Santex Têxtil, que doou elásticos Jacquard. Além disso, alunas do Ceart que possuem pequenos negócios também apoiam a ação com tecidos para lençóis e fronhas. “A partir disso, iremos continuar o mutirão para confeccionar mais peças para serem doadas”, destaca o professor.

Além dessa, os estudantes da Udesc Ceart organizam outras ações para ajudar o estado vizinho. “A aluna da graduação de Moda, Julia Eduarda Zonta, e o aluno do PPGModa/Udesc, Mateus Aparecido de Moraes, estão planejando uma oficina de crochê para produzir toucas e cachecóis. Também estamos tentando desenvolver um projeto que dure mais tempo para ajudar de forma continuada”, destaca Rayssa. Para ela, o trabalho dos voluntários é essencial neste momento. “A universidade é pública e precisa estar disponível para ajudar a nossa comunidade sempre que necessário, ainda mais em uma situação de calamidade pública”, disse.

Como ajudar

Pessoas interessadas em se voluntariar e empresas interessadas em realizar doações podem entrar em contato com o Departamento de Moda pelo e-mail [email protected] e pelo Instagram @dmo.udesc.ceart. O grupo também se organiza via WhatsApp.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.