A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Hospital São José e a Faculdade de Medicina Estácio/Idomed, inaugurou na manhã desta sexta-feira (24), o ‘Ambulatório Médico de Especialidades Dr. Paulo Roberto Schroeder’ (AME). A unidade será dedicada exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde.
O ambulatório foi projetado para atender pacientes em suas necessidades de pré o pós-operatório, garantindo a continuidade dos cuidados fundamentais para a sua recuperação e bem-estar. No local será oferecida uma ampla gama de procedimentos, abrangendo diversas especialidades médicas essenciais: ortopedia, traumatologia, neurocirurgia, urologia, anestesiologia, proctologia, cardiologia e cirurgia torácica e geral.
Com aproximadamente 300 metros quadrados, o AME conta com vários consultórios, estrutura para exames e sala para estudos, entre outros ambientes, e está localizado na lateral do Hospital São José, com acesso pela Rua Adejaime Reitz.
Parceria público-privada
O secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, ressaltou a importância da união entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul com o Hospital São José e a Faculdade de Medicina Estácio. “Esta parceria vem para atender a comunidade com diversas especialidades. As pessoas serão acolhidas neste ambiente que oferece todas as condições tanto para os profissionais médicos e estudantes de medicina quanto para os pacientes”, disse.
Em seu discurso, o prefeito Jair Franzner observou que o Município vem realizando uma série de investimentos que visam dar conforto e tranquilidade para a população. “A área da saúde demanda ações rápidas e eficazes que atendam às necessidades da população. Trabalhamos constantemente na busca de soluções que facilitem o acesso dos pacientes aos atendimentos de que precisam. O ambulatório é mais um exemplo do comprometimento que temos em ofertar serviços de qualidade aos jaraguaenses”, salientou Franzner.
Qualidade nos atendimentos
O diretor-geral do Hospital São José, Maurício Souto-Maior, reforçou que o novo espaço permitirá que o hospital possa continuar oferecendo serviços de consulta nas especialidades, com mais conforto para pacientes, e também servirá como prática de ensino para os estudantes de medicina. “Então será uma integração entre hospital, curso de medicina da Faculdade Estácio, SUS e Prefeitura de Jaraguá, para que a gente possa atender com mais qualidade os munícipes e dar também melhores condições na prática de ensino do curso de medicina”.
A diretora da Faculdade Estácio, Cláudia Simone Maturana, observou que o espaço onde vai funcionar o AME foi locado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul e que no mesmo prédio já funciona a Policlínica II. “Então vai ser uma expansão homenageando o dr. Paulo Roberto Schroeder e o Hospital São José vai gerir toda a questão dos recursos humanos. A Faculdade entrou com toda a infraestrutura e isso é muito importante porque será um campo de prática para os nossos alunos, que poderão acompanhar a rotina dos profissionais”, afirmou.
De acordo com a diretora, em breve será instalado um aparelho de Raio X no ambulatório que vai desafogar muito o fluxo dos hospitais e onde os pacientes vão conseguir fazer seus exames junto como todo o processo de tratamento que for necessário. “Para formar um médico é preciso que ele aprenda na prática e esse espaço está sendo uma grande conquista para auxiliar na formação médica dos nossos alunos”, completou.
Participaram do ato de inauguração lideranças políticas do Município e do Estado, membros da diretoria e do corpo clínico do Hospital São José e familiares do dr. Paulo Roberto Schroeder.
Médico que dá nome ao ambulatório faleceu em dezembro de 2023
O conceituado ginecologista e obstetra dr. Paulo Roberto Schroeder faleceu na madrugada do dia 14 de dezembro de 2023, em Jaraguá do Sul, devido a complicações cardíacas. Ele tinha 69 anos e era natural de Campo Alegre (SC). Nascido no dia 05 de maio de 1954, formou-se médico em 1979, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi um dos fundadores da Unimed Jaraguá do Sul, que iniciou as atividades em 1989, e o primeiro representante da então Seccional junto à Federação Unimed Santa Catarina, onde atuou no setor de Supervisão Médica. Trabalhava em seu consultório, na Clínica de Ginecologia Dr. Paulo Roberto Schroeder, e operava nos hospitais Jaraguá e São José, além de atuar na empresa Duas Rodas. Foi referência na especialidade e na medicina da região. Também se destacou por sua importante atuação social, ajudando a criar a Comunidade Terapêutica Novo Amanhã, para dependentes químicos, entidade da qual foi presidente por alguns anos.