Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Mostremos valor, constância”

Por: Barão do Itapocu

18/05/2024 - 06:05

Enquanto os radicais dos dois extremos do espectro político estão mais preocupados em se atacar e tornam ideológico todo e qualquer acontecimento, a sociedade em geral tem dado uma bela demonstração de solidariedade ao povo gaúcho.

A reconstrução do Rio Grande do Sul será difícil e demorada, ninguém precisa que brigas políticas tornem tudo ainda mais complicado. Até porque, para as vítimas, toda ajuda é bem-vinda, não importa se vem da esquerda, da direita ou do centro. E nesse momento, quem está mais preocupado com disputa política do que com o sofrimento do povo do Rio Grande do Sul, certamente, também precisa de ajuda.

 

JBS no porto

Agora é oficial. A operação do Porto de Itajaí será assumida pela multinacional brasileira JBS, através da empresa Seara. A empresa Mada Araújo Asset Management, que venceu no ano passado o edital de operação do terminal, já encaminhou a troca da sessão do Porto ao Ministério dos Portos e Aeroportos. O deputado Carlos Chiodini, que é pré-candidato a prefeito de Itajaí, foi quem intermediou a negociação entre as empresas e o Ministério. A expectativa é que o início das operações ocorra no segundo semestre. Se der certo, Chiodini entra na eleição com uma boa vantagem.

 

Prevenção sempre

Enquanto acompanhamos a crise no Rio Grande do Sul, nunca é demais lembrar que investimento em prevenção é fundamental. Em Jaraguá do Sul, nos últimos anos, foram mais de 100 obras de prevenção, envolvendo troca de tubulação, enrocamento e desassoreamento dos rios e recomposição da mata ciliar. A Via Verde, inaugurada pelo ex-prefeito Antídio Lunelli, hoje é vista como modelo para diversas cidades de Santa Catarina. O tema será debatido em audiência pública na Alesc. Obras de prevenção não impedem que desastres aconteçam, mas, sem dúvida, minimizam e muito os impactos.

 

Obras no Vale

O governo do Estado fará um pacote de obras contra enchentes no Vale do Itajaí nos próximos meses. O primeiro passo foi a dragagem de três rios na região de Rio do Sul. Além disso, estão no radar a construção de três novas barragens, manutenção das atuais estruturas de contenção de cheias e um diagnóstico completo da situação hidrográfica em todo o Estado. Os anúncios devem ser feitos em breve.

 

Pelos trilhos…

Falando em audiência pública, a Comissão de Transportes da Alesc, presidida por Lunelli, vai debater na próxima quarta-feira, dia 22, os projetos de ampliação da linha férrea em SC. O projeto do contorno ferroviário de Jaraguá do Sul também está na pauta.

 

O vice

Prefeito Jair Franzner já tem três nomes listados como possíveis vices. As conversas oficiais, porém, ainda devem demorar um pouco para acontecer. A tática é aguardar para poder avaliar melhor o cenário lá na frente. Franzner, assim como Lunelli fez, deseja ter um vice da iniciativa privada, mas há uma ala do MDB defendendo que a vaga fique com alguém de mais experiência política. O certo é que quem mais somar – e inspirar confiança – deve ser o escolhido.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp