Mais de uma década se passou, mas os jaraguaenses ainda lembram com muito carinho da passagem do primeiro UFC na cidade. E neste dia 17 de maio, há exatos 11 anos, os fãs sentiam o gostinho do maior evento de MMA do mundo com uma pesagem intensa que levou o público ao delírio na Arena Jaraguá.
Após várias provocações ao longo da semana, o brasileiro Vitor Belfort e o americano Luke Rockhold, que eram as atrações principais do evento, por muito pouco não anteciparam o confronto.
Durante a encarada, Belfort aproximou o punho direito do rosto do adversário e Rockhold ‘colou’ no brasileiro, que deu um forte empurrão nele, iniciando a confusão. Os funcionários do UFC precisaram separar os lutadores.
Depois, Belfort fez um gesto como se fosse ‘decapitar’ o oponente e falou a expressão ‘no way’ (sem saída) diante da câmera de TV que transmitiu a pesagem oficial. Foi o suficiente para o público entrar de vez no clima para o confronto.
Na entrada de Rockhold, aliás, a torcida não economizou nas vaias e gritou o já tradicional ‘vai morrer’ para o visitante.
A pesagem também foi marcada por muitos lutadores tendo que ficar pelados para alcançar o peso de suas categorias. Luke Rockhold foi um deles, assim como os brasileiros John Lineker e Yuri Marajó, e os norte-americanos Mike Rio e John Colish, que pediram a “cabaninha” de toalha.
Já no dia seguinte, as estrelas do MMA deram um show no octógono diante de 9 mil pessoas na Arena, que viram um show dos brasileiros. Foram nove vitórias em 10 confrontos internacionais, sendo a principal de Belfort sobre Rockhold com um nocaute espetacular ainda no primeiro round após um chute rodado de esquerda que acertou em cheio o rosto do rival.