Nesta segunda-feira (13), o deputado federal Fabio Schiochet do União (Santa Catarina) assinou um termo que destina R$ 2 milhões em investimentos ao Hospital São José em Jaraguá do Sul. O recurso é proveniente do Fundo do Ministério da Saúde, e chega a unidade de atendimento por meio de emenda parlamentar.
Segundo o deputado, este é um recurso especial para o cidadão jaraguaense, porque se trata de um valor que sai do estado e volta por meio de investimentos, em apoio aos diversos setores que contempla a saúde pública.
Para o legislador o hospital é modelo a muitos outros estados do Brasil, porque é mantido com trabalhos voluntários.
De acordo com Maurício Souto-Maior, diretor do São José, uma vez que os recursos chegam a unidade para o custeio das despesas diárias, a verba é utilizada para a aquisição de matérias de consumo, medicamentos, entre outros itens para o uso na unidade de saúde.
“Recursos dessa natureza permite uma sobra de caixa para reformas e compra de novos equipamentos”, afirma Maurício.
Para a direção, além dos consertos e substituição dos equipamentos que não atendem as necessidades do espaço, são realizadas adequações para o bom funcionamento do atendimento hospitalar frente aos desafios de cada setor. “Uma emende de custeio facilita muito a vida de uma instituição filantrópica”, conclui o diretor.
Jair Franzner, prefeito de Jaraguá do Sul, recorda que devido à natureza filantrópica da unidade, além do atendimento feito aos munícipes, ele também atende a pacientes das cidades vizinhas.
Segundo o executivo, 82% do atendimento do hospital é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que o valor repassado pelo governo nem sempre cobre as despesas gastas, necessitando o que ele considera uma contrapartida da prefeitura para pagar os gastos.
Conforme o prefeito, todo dinheiro via emenda parlamentar contribui de forma significativa para a saúde na cidade, em especial nos procedimentos como cirurgias, demandas que ficam reprimidas por falta de equipamentos, salas de internação e espaços que ofereçam condições dignas para os cidadãos.
Ainda para o deputado Fabio Schiochet, o Hospital da cidade é uma referência pelo atendimento na região, seja nas rotinas da unidade ou em momentos de crises como a pandemia da Covid 19, ou no atendimento aos pacientes com dengue, doença que sobrecarrega os hospitais em vários estados do país. O deputado está no segundo ano de seu mandato. Ele recordou que um dos seus compromissos é destinar R$ 2 milhões de reais por ano ao hospital da cidade.