Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conheça 7 trilhas que te levam ao paraíso em Floripa

A Ilha da Magia é recortada por caminhos inspiradores | Foto @trilhasemsc

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/05/2024 - 13:05

A Florianópolis das praias movimentadas, muitos frequentam. A Ilha das baladas noturnas, também. A Capital dos agitos da área central, idem. Mas o que poucos conhecem – até mesmo os moradores daqui – são as trilhas que recortam a Ilha da Magia e levam a lugares paradisíacos. Desbravar seus caminhos são aventuras prazerosas e uma das melhores opções de lazer da capital catarinense. O site trilhasemsc tem dicas excelentes, algumas destacamos aqui. Desfrute!

Todos cuidado é pouco

Mas atenção! Vale sempre ter cuidado, por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) fizeram uma série de recomendações para os trilheiros:

  • Verifique a previsão do tempo antes de sair de casa (procure não sair com chuva);
  • mantenha-se nas trilhas;
  • use calçados tipo tênis ou bota;
  • use roupas leves e confortáveis, além de chapéu ou boné;
  • leve água, repelente e protetor solar;
  • procure não caminhar só;
  • faça silêncio durante a caminhada;
  • procure não ingerir bebidas alcoólicas ou outras substâncias;
  • leve sacos para retornar com seu lixo;
  • tenha cuidado nos locais de descanso com animais peçonhentos;
  • tenha cuidado ao caminhar em pedras escorregadias nas trilhas, cachoeiras e costões;
  • seja cortês com outros visitantes e com a população local;
  • caso seja necessário socorro e acionamento do CBMSC, ligue para o telefone 193.

TRILHA DO POÇÃO

Foto @trilhasemsc

Que tal um banho de cachoeira em meio à região central de Florianópolis? Ah, e fazendo uma trilha curtinha, com pouco mais de 500 metros? Esses são os atrativos da Trilha do Poção, que leva à famosa Cachoeira de mesmo nome. Localizada no bairro Córrego Grande, na APP do Parque Municipal do Maciço da Costeira do Pirajubaé, ela atrai muitas pessoas, principalmente nos dias de calor.

A Cachoeira do Poção é uma alternativa para quem quer se refrescar em dias quentes, mas quer evitar filas e aglomerações nas praias. Não que ali, nesses dias, seja muito diferente, pois a quantidade de pessoas no local costuma ser grande.

Para chegar na cachoeira, siga até o final da Rua Sebastião Laurentino da Silva, no bairro Córrego Grande. A entrada da trilha fica em uma pequena curva em que não é possível estacionar, então siga alguns metros pela rua até as proximidades da AMOSC – Associação de Moradores do Córrego Grande, onde é possível encontrar locais de estacionamento”.

TRILHA DO MORRO DAS FEITICEIRAS

Foto @trilhasemsc

Que tal fazer parte do Caminho de Santiago de Compostela, sem precisar sair do Brasil? E o melhor, ainda poder tomar um banho de mar depois de terminar o percurso! Essa é a proposta dessa trilha, que fica localizada no Norte da ilha e faz a ligação entre a Praia Brava e a Praia dos Ingleses.

A trilha pode ser iniciada partindo de qualquer um desses extremos. No nosso caso, iniciamos ela na Praia Brava, onde existe a placa indicativa do início do caminho. Como dito antes, o famoso caminho de Santiago de Compostela, que fica na Espanha, ganhou algumas extensões em outros países. Com isso, Florianópolis ganhou parte desse caminho, que além do Caminho das Feiticeiras, também possui parte de seu trajeto entre as praias da Lagoinha do Norte e Praia Brava.

A trilha pode ser considerada fácil. Além disso, também é muito agradável de fazê-la. Ela se localiza em meio a mata, ou seja, você terá sombra durante todo o trajeto. Apesar de ser uma subida de morro, a elevação acontece de maneira leve e gradativa, tornando a caminhada tranquila.

Para iniciar a trilha, siga até a Praia Brava, no canto direito da praia. Lá existe um estacionamento aberto e público, o carro pode ser deixado ali. Ali também é o ponto final do ônibus que faz a linha até a Brava, então, caso vá de ônibus, pode desembarcar nesse mesmo local. Siga na praia em direção a areia e caminhe até o final do lado direito. Chegando lá, verá que existem duas opções para trilha. Uma mais próxima ao mar, que também inicia ali e termina nos Ingleses, mas essa segue pelo costão, beirando o costa. E mais para a direita existe o portal de entrada do Caminho dos Morros das Feiticeiras, como mostrado abaixo. É por ela que seguiremos”.

TRILHA DO FAROL DA BARRA DA LAGOA

Foto @trilhasemsc

Quando falamos em faróis na Ilha de Santa Catarina, qual o primeiro que você lembra? Talvez a resposta seja Naufragados. Mas também temos outro na Barra da Lagoa. E não estamos falando daquele ali no canal, mas sim um que fica lá no alto do morro. Pois saiba que é possível chegar até lá e vamos mostrar como.

Como dito, essa trilha inicia-se na Barra da Lagoa. Existem algumas possibilidades de chegar até o farol, que pode ser visto ali da praia, mas vamos indicar a forma mais fácil e rápida. Dizemos isso, pois é possível acessar ele também pelas piscinas naturais, mas isso será assunto para outro relato.

Chegando na Barra da Lagoa, dirija-se à ponte que fica sobre o famoso canal da Barra”.

TRILHA DA LAGOINHA DO LESTE (Via Pântano do Sul)

Foto @trilhasemsc

Essa trilha com certeza é um dos cartões-postais da cidade de Florianópolis e não pode ficar de fora da lista de lugares para conhecer na Ilha da Magia, pois o lugar tem muito dessa magia nele. Hoje vamos explorar umas das opções para chegar até lá, pois você pode chegar de diferentes formas e caminhos.

Como dito, a trilha é um dos possíveis caminhos para se chegar até a Praia da Lagoinha de Leste e, consequentemente, o tão desejado Morro da Coroa e a famosa Pedra do Surfista. Já falamos aqui como chegar na Lagoinha iniciando a trilha da Praia do Matadeiro (veja aqui). A outra opção é iniciar a trilha pelo Pântano do Sul. Para chegar lá, siga em frente depois de passar pelo acesso da Praia da Armação até chegar próximo ao acesso da Praia do Pântano do Sul. Nesse lugar existem muitos estacionamentos, onde é possível deixar o carro em segurança e ainda tomar uma ducha gelada e usar o banheiro ao final da trilha. Na rua tem poucas opções de estacionamento, e como sempre, recomendamos deixar o carro no local mais seguro para não passar por nenhum perrengue.

Deixando o carro no estacionamento, você deverá voltar duas quadras a partir de um pequeno mercado localizado perto do acesso à praia. Já aproveita e pega uma água e um lanche, pois a trilha é curta, mas exige muito fôlego e energia. Subindo pela rua indicada, já temos o primeiro desafio, pois a rua é bem íngreme e na metade dela está a entrada da trilha, que é sinalizada por uma enorme placa, não tem erro”.

TRILHA DAS PISCINAS NATURAIS

Foto @trilhasemsc

Essa é a queridinha da Barra da Lagoa, por levar até as famosas piscinas naturais que ficam na região. Uma trilha curta, com belas paisagens e que termina com um bom banho de mar de água limpinha.

Essa é mais uma das trilhas que inicia na Barra da Lagoa. Logo, para iniciar, é preciso chegar até o bairro da Barra da Lagoa e passar a ponte que fica sobre o canal”.

TRILHA DA COSTA DA LAGOA

Foto @trilhasemsc

 

“Que tal fazer uma caminhada tranquila, em meio a mata, curtindo as belezas da querida Lagoa da Conceição? Essa é a proposta da Trilha da Costa da Lagoa, que saí do Canto dos Araçás e leva até a comunidade da Costa da Lagoa. O caminho é longo, mas o relevo é tranquilo e a caminhada agradável. E se o cansaço bater, você ainda pode voltar de barco!

Antes de entrar nos detalhes de mais essa trilha, queremos lembrar que existe um outro caminho, também via trilha, para chegar até a Costa da Lagoa. É o Caminho da Costa da Lagoa à Ratones. Nele, você não volta de barco, mas é possível fazer ida e volta via trilha, pois a distância é bem menor.

Bem, agora vamos aos detalhes da trilha. Como dito, o trajeto é feito margeando a Lagoa da Conceição. Logo, é necessário ir até lá, mais especificamente no Canto dos Araçás, que fica ao lado esquerdo para quem chega na Lagoa pelo morro, sentido centro. Siga para a Rua João Henrique Gonçalves, e vá até o final dela. Se estiver de carro, existem alguns poucos lugares para estacionar na rua, mas existem estacionamentos privados no local, onde pagando uma taxa, existe a possibilidade de deixar o carro, usar banheiro e também ducha em alguns deles.

O ponto final onde se pode chegar é no mesmo local do Ponto 3 da Cooperbarco. Se optar por ir caminhando e voltar de barco, existe ali uma parada do barco para você descer e voltar ao mesmo local onde deixou o carro na ida.

Bem, nesse momento, inicia-se a trilha. Serão quase 7 quilômetros até o centro da comunidade da Costa da Lagoa. A caminhada começa no final da rua, ainda com calçamento e segue até virar um caminho de terra e chegarmos na entrada da trilha”.

TRILHA DA PRAIA SECRETA

Foto @trilhasemsc

Essa é uma trilha curta, com baixo grau de dificuldade, mas que leva para um cantinho muito especial de Floripa. Fica localizada entre a Praia do Gravatá e a Praia da Joaquina. Inclusive, é possível fazer a travessia entre essas duas praias, passando pela Praia Secreta, mas isso é assunto para outro artigo. Primeiro vamos explorar a Praia Secreta.

O nome não é oficial e vem justamente do fato de ser uma praia pouco conhecida e com acesso somente via trilha. Muito procurada por surfistas e pescadores, é conhecida pelas suas águas geladas e pela praia de pedras que se forma antes da pequena faixa de areia que encontra o mar. Por ser pequena, a faixa de areia fica visível somente com a maré baixa.

Para chegar ao ponto inicial, siga pela rua geral que dá acesso a Praia da Joaquina e entre no cruzamento com a Servidão Mata Atlântica, uma ruazinha pequena e asfaltada, na esquina do Mercado da Joaquina. Nessa rua é possível estacionar o carro, mas são poucas vagas disponíveis. Fique atento aos pontos onde é permitido estacionar! O início da trilha é no final da rua asfaltada, onde se inicia uma pequena rua de pedras que se estende por uns 300 metros, até a entrada na trilha”.

* Cometários são do site trilhasemsc.com.br

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.