Elon Musk acaba de anunciar a doação de 1.000 antenas da Starlink para centenas de municípios gaúchos que enfrentam a pior enchente da história do Rio Grande do Sul.
Recentemente, o PSOL tentou banir a operação da Starlink no Brasil, apesar de ser a única provedora de internet responsável por conectar escolas em áreas remotas da Amazônia. A tecnologia da Starlink foi fundamental para coordenar os resgates em cidades do RS completamente incomunicáveis devido à enchente, contribuindo para salvar vidas em meio à maior tragédia climática da história do estado.
A Starlink se tornou a única opção para coordenar as operações de busca e salvamento em algumas cidades, devido ao colapso da energia e das comunicações. No entanto, a deputada federal do PSOL Sâmia Bomfim exigiu a suspensão da empresa de Elon Musk de explorar satélites no Brasil, após a Polícia Federal apreender algumas antenas com garimpeiros ilegais na terra indígena Yanomami, no Amazonas.
Em um ofício, a parlamentar questionou a fiscalização do uso dos satélites da Starlink no Brasil, apontando que o bloqueio dos sinais das antenas só ocorreu depois da operação. O documento também acusa a empresa de reincidências, citando um incidente no ano anterior em que antenas da Starlink foram encontradas em uma terra indígena, facilitando a comunicação do garimpo ilegal na região.