A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quarta-feira (8) a operação “Central do Crime” contra um grupo suspeito de aplicar o golpe da Falsa Central de Atendimento em catarinenses. Ao todo, foram cumpridos onde mandados de busca e apreensão no Estado de São Paulo, onde os criminosos atuavam.
Conforme as investigações, os golpistas entravam em contato com as vítimas, residentes de Santa Catarina, e solicitavam a instalação de um aplicativo no celular delas. A partir do aplicativo, passavam a controlar a conta da vítima, transferindo o dinheiro da sua conta para diversas contas bancárias. Após isso, dividiam os valores, transferindo-os para outras contas, com a intenção de dificultar o rastreio.
Além das vítimas de Santa Catarina, a organização criminosa investigada também fez diversas vítimas em outros estados, como Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul.
Durante a operação foram apreendidos aparelhos eletrônicos, que serão analisados para a continuidade das investigações e identificação dos demais envolvidos.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Santos, Guarujá, Ribeirão Preto e São Paulo. Participaram da Operação 70 policiais civis de São Paulo e de Santa Catarina (DEIC/PCSC e NIS/TJSC).