Você sabia que existem truques e técnicas que podem auxiliar na previsão do tamanho futuro do cachorro? O que é uma coisa boa, considerando que é um ponto importante ao adotar ou comprar um cãozinho. Permitindo que os donos preparem-se da melhor maneira para o crescimento e conforto do animal.
Veja 5 dicas de como ‘prever’ o tamanho:
1. Raça
Se o cão não for o amado ‘caramelo’, é possível ter uma noção geral do tamanho, pesquise sobre a raça. Isso porque algumas delas têm padrões específicos. Como por exemplo, o golden retriever, o famoso cachorro ‘amarelinho’ pode medir de 51 a 61 cm e pesar até 31,5 kg quando atinge a fase adulta.
2. Compare com os pais
O tamanho dos pais ajuda a ter uma ideia do tamanho que o filhote ficará quando adulto. No entanto, é importante lembrar que nem sempre os cachorrinhos terão a mesma dimensão que os pais, principalmente se o animal for sem raça definida.
3. Consulte um veterinário
A idade, o peso e as características físicas podem ajudar o veterinário a identificar o tamanho que ficará o cachorro na fase adulta.
4. Tamanho das patas
As vezes, as patas do filhote podem fornecer algumas pistas sobre o tamanho que ele terá quando adulto. Geralmente, cachorrinhos com patas grandes tendem a crescer mais.
5. Cálculo do peso
(Lembrando que é penas uma estimativa). Divida o peso do filhote pela idade dele em semanas e multiplique por 52 (número de semanas em um ano).
Exemplo:
(Peso do filhote / Idade do filhote em semanas) × 52 = Peso adulto.
(2/12) x 52 = 8,6 kg.