Atuando no Rio Grande do Sul desde quarta-feira, 1º de maio, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgataram até o momento 516 pessoas e 84 animais, que estavam ilhados em situação de risco, em grande parte em cima dos telhados das residências e até de árvores.
Por determinação do governador Jorginho Mello, equipes das Forças de Segurança e da Defesa Civil enviaram suporte de equipes técnicas e especializadas, helicóptero, viaturas e embarcações ao estado vizinho, que vive uma tragédias causada pelas fortes chuvas.
Sete equipes de força-tarefa do CBMSC, com 32 bombeiros militares, atuam no RS. Foram enviadas ainda 10 viaturas 4×4, 11 embarcações, e equipamentos de resgates em deslizamentos
Equipes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil também estão trabalhando para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul. De acordo com o último boletim do Governo do RS, até o momento, o estado gaúcho registrou 56 mortes, 67 pessoas estão desaparecidas e há 74 feridos. São 281 municípios afetados, 24.666 desalojados, 8.296 pessoas em abrigos, 377.497 afetados.
Mesmo com o envio do apoio ao RS, as equipes do CBMSC, PMSC e Defesa Civil vêm garantindo o atendimento a pessoas atingidas pelas chuvas que prejudicaram principalmente o Meio-Oeste e o Extremo Sul.