Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Primeiro episódio da série documental “Padre Aloísio: Memórias de Fé” aborda processo de canonização

Foto: Divulgação/Escritório de Cinema

Por: Maria Luiza Venturelli

08/05/2024 - 15:05 - Atualizada em: 16/05/2024 - 08:31

No último dia 17 de abril, data em que completou 18 anos da morte do Venerável Padre Aloísio Boeing, foi ao ar o primeiro episódio da série documental dedicada à vida e ao legado do religioso, intitulada “Padre Aloísio: Memórias de Fé”.

A série, formada de cinco episódios, tem como base o documentário Padre Aloísio – A Santidade Cotidiana, produzido pelo Escritório de Cinema, juntamente com o Instituto Padre Aloísio, lançado em 2016. A proposta é trazer novos olhares para a causa da canonização do Venerável Padre Aloísio, cuja presença continua a inspirar e impactar toda a comunidade de Jaraguá do Sul e região, além de ultrapassar as fronteiras.

A série documental é uma parceria entre a Rede OCP News, o Instituto Padre Aloísio e a produtora Escritório de Cinema, com o apoio da causa pela Romitex e Prefeitura de Jaraguá do Sul. Os episódios são de curta duração, com entrevistas, depoimentos, novas captações e imagens de arquivo.

O episódio de lançamento concentrou-se no processo de canonização do Padre Aloísio, com foco no evento de venerabilidade e no melhor entendimento dos passos da causa de santificação. Entenda mais:

O que é a canonização?

Foto: Arquivo OCP

A canonização é um processo dentro da Igreja Católica para reconhecer a santidade de uma pessoa e torná-la um modelo de virtude e inspiração para os fiéis. É por meio desse processo que alguém é declarado oficialmente como santo, uma vez que se reconhece que a pessoa viveu uma vida de virtude heróica e intercede por seus fiéis junto a Deus.

A canonização é uma das mais altas honras que a Igreja pode conceder a uma pessoa e é vista como uma confirmação de uma vida exemplar de santidade e um modelo inspirador de fé para os outros.

Como funciona o processo de canonização?

O processo de canonização começa após a morte da pessoa, com uma investigação inicial pelo bispo local para determinar se ela viveu uma vida de virtude exemplar. Se for o caso, o bispo pode enviar uma petição ao Papa. Se o Papa concordar em considerar a petição, a pessoa é declarada Servo de Deus.

Segue-se uma investigação detalhada sobre a vida e as ações do Servo de Deus por uma equipe de especialistas nomeados pelo Bispo da diocese. Isso envolve revisão de documentos, testemunhos de pessoas que a conheceram e análise de sua vida e obras. Toda essa documentação é encaminhada ao Dicastério da Causa dos Santos e avaliada por teólogos, cardeais e bispos. Se reconhecidas as virtudes heroicas, o Servo recebe o título de Venerável.

O próximo passo é o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do Venerável, considerado uma confirmação divina de sua santidade. Isso envolve uma investigação detalhada pela Igreja para determinar que o milagre não pode ser explicado naturalmente. Se autenticado pela igreja, o Venerável pode ser declarado Beato.

Para a canonização como Santo, é necessário outro milagre atribuído à intercessão do Beato, confirmando sua presença junto a Deus. A canonização é então formalmente declarada pelo Papa, que preside a cerimônia de inscrição do Santo no catálogo dos Santos da Igreja.

Em qual etapa do processo está o Padre Aloísio?

Foto: Arquivo OCP

A declaração do Padre Aloísio como Venerável é um passo importante para a canonização. A abertura do processo aconteceu em 2013 pelo então bispo diocesano, Dom Irineu Roque Scherer, e agora encontra-se na expectativa de um milagre para que seja declarado Beato. Já para a canonização, que é a última etapa, é necessária a comprovação de um segundo milagre.

Produtora Escritório de Cinema

Foto: Divulgação/Produtora Escritório de Cinema

Escritório de Cinema é uma produtora cinematográfica pioneira na cidade de Jaraguá do Sul. Com foco em conteúdo documental de curta e longa metragem, também se envolvendo em projetos culturais com cunho educativo.

O cineasta Gilmar Moretti está dirigindo os episódios desta nova série sobre a vida do Venerável Padre Aloísio Boeing. Ele é conhecido por seu trabalho como diretor em uma variedade de filmes, como “Idades da Moda” (2014), “O Sarau” (2012), “Jaraguá Ontem e Hoje” (2000) e “Jaraguá 2010: E agora?” (2011).

O Escritório de Cinema tem no currículo filmes como “Vale Tombado” (2016), “Jaraguá 2010. E agora?” (2013), “Padre Aloísio – A Santidade Cotidiana” (2016), dentre outros, oferecendo uma visão única da cultura e da sociedade da região. Além disso, também se envolve em projetos educacionais, oferecendo oficinas e materiais didáticos relacionados ao cinema.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.